9 alimentos que auxiliam no emagrecimento saudável

A busca pelo emagrecimento é muito comum e incansável. Porém, algumas pessoas focam somente na perda de peso. Mas antes de falarmos sobre os alimentos que auxiliam no emagrecimento, você sabe qual a diferença entre perder peso e emagrecer?

Quando subimos na balança e observamos que o número está reduzindo, estamos perdendo peso. Ali, com aquele número, temos peso de órgãos, água, gordura, músculo etc. Não só o peso. Por esse motivo que de manhã temos um peso e ao final do dia outro. 

Da mesma forma que se pesarmos antes de uma aula que gere muito suor e na volta nos pesarmos novamente, teremos reduzido o número na balança.

Provavelmente por causa da perda de água pelo suor e que será preciso repor, assim o peso retornará ao normal.

Já o emagrecimento é uma mudança de composição corporal, ou seja, uma redução na composição de gordura e/ou aumento/manutenção da musculatura. 

Muitas pessoas emagrecem sem alterar o peso na balança e essa mudança notamos muito por antropometria, um procedimento realizado pelo nutricionista que mede circunferências, dobras cutâneas, análise de bioimpedância e até mesmo comparando fotos e roupas que antes não serviam. 

Está melhorando o seu cardápio e precisa de algumas dicas para incrementar suas refeições?

Confira uma lista com nove alimentos que auxiliam no emagrecimento que você pode passar a comer e enriquecer a dieta orientada pelo seu médico.

Lista de alimentos que auxiliam no emagrecimento com saúde

alimentos-auxiliam-perda-peso

Quando estamos em busca de um novo estilo de vida, temos que entender o que estamos fazendo. Tomar consciência de todo o processo e levar para vida, sem achar “chato e monótono”, desistindo no meio do caminho. 

Por isso, vamos elencar alguns alimentos que auxiliam no emagrecimento e que junto com outras mudanças contribuem nessa sua jornada. Confira a lista!

1. Frutas que auxiliam no emagrecimento

Todos sabem da importância do consumo frequente e diário de frutas, pois são extremamente ricas em nutrientes, contendo fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. 

Vale lembrar que a recomendação é de três a cinco porções variadas ao longo do seu dia.

Algumas opções de frutas que podem entrar na próxima lista da feira são:

  • morango;
  • abacaxi;
  • melancia;
  • limão;
  • kiwi;
  • banana;
  • maçã;
  • mamão;
  • pera.

2. Aveia

Por ser fonte de betaglucana, a aveia é um dos alimentos que auxiliam no emagrecimento e ajudam a controlar a absorção de carboidratos e gorduras e também no controle da carga glicêmica e metabólica das refeições. 

Além de apresentar baixo índice glicêmico, também contribui com a ingestão de fibras, aumentando a saciedade.

No supermercado, você vai encontrar diversas opções do produto como flocos, flocos finos, farinha e farelo. A maneira que cada um é processado é que os torna diferentes.

O farelo de aveia, por exemplo, possui o dobro de betaglucana que é um tipo de fibra solúvel que ajuda na absorção de água e na saciedade.

3. Oleaginosas e sementes

As oleaginosas e sementes são alimentos que auxiliam no emagrecimento, pois são boas fontes de gorduras mono e poli-insaturadas e de compostos bioativos, conferindo saciedade. 

Já as sementes, como de linhaça, abóbora, girassol e chia são opções que colaboram com a ingestão de gorduras insaturadas, vitaminas, minerais, antioxidantes e contribuem com a saciedade. 

As oleaginosas podem ser ingeridas in natura como lanche e as sementes podem ser incluídas na preparação de pratos e saladas. 

4. Gengibre

Outro dos alimentos que auxiliam no emagrecimento é o gengibre. Ele conta com um composto chamado de gengirol que é responsável por uma importante ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo também capaz de atuar na termogênese.

O gengibre também ajuda a melhorar a digestão e pode ser usado na preparação dos pratos, chás, sucos e vitaminas. Sempre em pequenas porções #ficaadica 

5. Azeite extravirgem

Fonte de gordura monoinsaturada e de compostos fenólicos, o azeite extravirgem também é um alimento que auxilia no emagrecimento porque ajuda na saciedade e possui um importante poder antioxidante e anti-inflamatório. 

6. Verduras e legumes

Tanto as frutas quanto as verduras e legumes são responsáveis por diversos micronutrientes do organismo, auxiliando na prevenção de patologias. 

Foque em uma boa quantidade de verduras e legumes nas grandes refeições — almoço e jantar —, pois são excelentes alimentos que auxiliam no emagrecimento.

7. Arroz integral

O arroz integral também entra na lista de alimentos que auxiliam no emagrecimento. Fonte de fibras, vitaminas e minerais, auxilia no processo de saciedade.

Isso porque a digestão de alimentos integrais é mais lenta, o que ajuda a manter a fome longe por mais tempo. 

8. Chás

Sim, os chás também são considerados alimentos que auxiliam no emagrecimento. Fonte de compostos antioxidantes, que modulam o processo inflamatório, oxidativo e auxiliam na manutenção e recuperação da saúde. 

Algumas opções de chás — camomila, lavanda e passiflora — quando ingeridos no período noturno, possuem propriedade de melhorar o sono, regulando a ação de hormônios envolvidos no apetite.

9. Água

Como sabemos, a água é essencial para nosso organismo, sendo a hidratação, dentro das recomendações preconizadas, essencial para o equilíbrio orgânico e do metabolismo. 

Por isso, garantir a ingestão dos aproximados 2 litros de água ao dia é importante para a saúde e para quem quer emagrecer. É necessária a avaliação nutricional para indicar a quantidade correta para o seu organismo.

E será que existe uma dieta melhor para emagrecer? Veja as orientações de um especialista no vídeo abaixo:

Gostou das dicas de alimentos que auxiliam na perda de peso?

Não existe um alimento milagroso responsável pelo emagrecimento e sim uma mudança de estilo de vida com hábitos saudáveis, prática de atividades físicas e alimentação equilibrada.

Isso é o que garante a oferta de nutrientes e compostos bioativos que vão gerar benefícios à saúde. 

Assim, opte sempre por variar a alimentação com alimentos in natura e não se limite a uma dieta sem cor. As quantidades recomendadas variam para cada pessoa, de acordo com as necessidades individuais.

Se precisar de uma orientação específica para um quadro de saúde em particular é importante se consultar com um nutricionista.

Cuide da sua saúde com a ajuda da equipe de profissionais da Infinity Doctors

Baixe nosso aplicativo, selecione o tipo de profissional que você precisa, preencha seus dados, faça a consulta online e receba suas prescrições médicas. Tudo pelo app!

Referências:

– BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 156 p.

– Kirwan JP, Malin SK, Scelsi AR, Kullman EL, Navaneethan SD, Pagadala MR, Haus JM, Filion J, Godin JP, Kochhar S, Ross AB. A Whole-Grain Diet Reduces Cardiovascular Risk Factors in Overweight and Obese Adults: A Randomized Controlled Trial. J Nutr. 2016 Nov;146(11):2244-2251.

– Elias S, Wisam S, Luai A, Massad B, Nimer A. Lipotoxicity in Obesity: Benefit of Olive Oil. Adv Exp Med Biol. 2017;960:607-617. doi: 10.1007/978-3-319-48382-5_26.

– Zamora Zamora F, Martínez Galiano JM, Gaforio Martínez JJ, Delgado Rodríguez M. [Olive Oil and Body Weight. Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials]. Rev Esp Salud Publica. 2018 Nov 21;92. pii: e201811083.

– Ebrahimzadeh Attari V, Malek Mahdavi A, Javadivala Z, Mahluji S, Zununi Vahed S, Ostadrahimi A. A systematic review of the anti-obesity and weight lowering effect of ginger (Zingiber officinale Roscoe) and its mechanisms of action. Phytother Res. 2018 Apr;32(4):577-585. doi: 10.1002/ptr.5986. Epub 2017 Nov 29.

– Jane M, McKay J, Pal S. Effects of daily consumption of psyllium, oat bran and polyGlycopleX on obesity-related disease risk factors: A critical review. Nutrition. 2019 Jan;57:84-91. doi: 10.1016/j.nut.2018.05.036. Epub 2018 Jul 12.

– Robitaille J, Fontaine-Bisson B, Couture P, Tchernof A, Vohl MC. Effect of an oat bran-rich supplement on the metabolic profile of overweight premenopausal women. Ann Nutr Metab. 2005 May-Jun;49(3):141-8.

– de Souza RGM, Schincaglia RM, Pimentel GD, Mota JF. Nuts and Human Health Outcomes: A Systematic Review. Nutrients. 2017 Dec 2;9(12). pii: E1311. doi: 10.3390/nu9121311.

– Freisling H, et al. Nut intake and 5-year changes in body weight and obesity risk in adults: results from the EPIC-PANACEA study. Eur J Nutr. 2018 Oct;57(7):2399-2408. doi: 10.1007/s00394-017-1513-0

– Jackson CL, Hu FB. Long-term associations of nut consumption with body weight and obesity. Am J Clin Nutr. 2014 Jul;100 Suppl 1:408S-11S. doi: 10.3945/ajcn.113.071332.

– Wong JMW, Ebbeling CB, Robinson L, Feldman HA, Ludwig DS. Effects of Advice to Drink 8 Cups of Water per Day in Adolescents With Overweight or Obesity: A Randomized Clinical Trial. JAMA Pediatr. 2017 May 1;171(5):e170012. doi: 10.1001/jamapediatrics.2017.0012.