Tontura ao fazer exercícios? Saiba as possíveis causas do problema

Você está treinando sentado e, do nada, quando levanta, tem um “apagão”? Essa tontura ao fazer exercícios já aconteceu com você? 

Tem muita gente que relata essa sensação só pelo simples fato de mudar de posição, pela alteração na pressão arterial, levando a tonturas e/ou desmaio.

O quadro é chamado de hipotensão ortostática ou postural, uma redução de pressão que ocorre pela mudança de posição.

Em 2020, o periódico Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC Cardiol) mostrou que:

  • em pessoas saudáveis, a hipotensão postural pode ocorrer por uma redução sustentada de 20 mmHg da pressão arterial sistólica (PAS) e/ou de 10 mmHg da pressão arterial diastólica (PAD)
  • em indivíduos hipertensos, uma redução de 30 mmHg na PAS dentro de 3 minutos após a mudança de posição

É natural que a tontura durante o treino ocorra após muito tempo deitado ou sentado com uma mudança brusca de posição.

Mas também pode acontecer em processos de desidratação, quando alguma manobra é realizada com pausa respiratória ou quando se realiza exercícios.

A causa pode ser por conta do fluxo sanguíneo intenso para as extremidades inferiores do corpo, comprometendo o retorno do sangue, diminuindo o débito cardíaco e provocando a redução da pressão arterial.

Quer entender melhor o porquê da tontura ao fazer exercícios acontece? Continue lendo este post e entenda as causas e o que fazer quando acontecer.  

Principais causas da tontura ao fazer exercícios

Da mesma forma que ocorre com mudanças de posição, quando realizamos exercícios sentado ou deitado podemos ter essa sensação de tontura. 

Dentre os fatores principais relacionados a tontura ao fazer exercícios estão: 

  • Desidratação: como citamos acima, ela sempre está presente e pode desencadear inúmeros sintomas. Por esse motivo, é superimportante hidratar-se antes, durante e após o treino, além de manter a hidratação em dia, de acordo com suas necessidades. Por conta da desidratação, pode ocorrer uma diminuição do volume sanguíneo, causando tontura durante o treino. Lembre-se que exercícios que produzem maior quantidade de suor, em ambientes quentes ou com muito sol têm maior probabilidade de resultar em desidratação.
  • Síndrome de Taquicardia Ortostática Postural (POTS): condição que afeta com mais frequência mulheres jovens e os sintomas incluem tonturas, desmaios e aceleração dos batimentos cardíacos, que melhora ao deitar. Pessoas que sofrem de POTS devem buscar orientação e supervisão nos exercícios, buscando estratégias de tratamento com um médico.
  • Desconfortos anteriores: ter passado por episódios recentes de gripe, vômitos, diarreias ou febre também pode causar tontura ao fazer exercícios.

Outras condições que podem provocar tontura durante o treino

Algumas condições médicas podem impedir seu corpo de responder com rapidez suficiente para bombear mais sangue quando em pé como:

  • frequência cardíaca baixa (bradicardia);
  • problemas nas válvulas cardíacas;
  • ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca;
  • distúrbios do sistema nervoso que podem perturbar o sistema normal de regulação da pressão arterial do seu corpo, tais como Parkinson e atrofia de múltiplos sistemas;
  • problemas endócrinos que podem causar tonturas como hipoglicemia, diabetes, alterações na tireoide, insuficiência adrenal (doença de Addison).

A tontura acontece com bastante frequência com as mulheres e esse quadro encontra explicação em algumas características do corpo feminino. 

Dê o play no vídeo abaixo e entenda melhor esses fatores e como evitá-los:

O que fazer para não passar mal durante o treino?

Se você sofre com tontura ao fazer exercícios, algumas dicas gerais para lidar com essa condição são:

  • procure sempre avaliação médica prévia;
  • evite prender a respiração durante o treino.
  • hidrate-se sempre — tenha uma garrafinha para levar nos treinos!;
  • realize o aquecimento antes do exercício para o seu organismo entender que está iniciando uma atividade e desaqueça depois alongando para não finalizar o exercício de forma abrupta;
  • se possível, use um frequencímetro e monitore sua frequência cardíaca.

A hipotensão ortostática pode variar de alguns segundos a vários minutos. Se tiver efeito prolongado ou ocorrer de forma frequente, busque ajuda médica.

Mas e se acontecer, como lidar com a tontura ao fazer exercícios?

tontura-depois-treino

Ao sentir tontura durante o treino, pare imediatamente o exercício e descanse. Você pode se sentar encostado em alguma coisa, mantendo a cabeça reta, ou se deitar. 

Evite ficar de pé ou andando para que não aconteçam quedas caso a tontura seja forte.

É normal ficar tonta depois de malhar?

Não, a tontura depois do treino não é normal, assim como a tontura ao fazer exercícios. Queda dos níveis de açúcar, pressão arterial e desequilíbrio do pH são alguns dos motivos que levam a essa sensação. Procure um médico para te avaliar.

Resolva seu problema de tontura ao fazer exercícios

Praticar atividades físicas é um momento que deve ser prazeroso para que você possa voltar para casa feliz com seu desempenho.

Mas a tontura ao fazer exercícios pode atrapalhar bastante. Por isso, o primeiro passo é buscar a orientação de um médico para investigar quais são as causas.

Cada organismo tem suas características e também limitações. Descobrindo como lidar com elas, você pode retornar às atividades com mais segurança.

Cuide da sua saúde com a ajuda da equipe de profissionais da Infinity Doctors

Baixe nosso aplicativo, selecione o tipo de profissional que você precisa, preencha seus dados, faça a consulta online e receba suas prescrições médicas. Tudo pelo app!

Referências:

– Velten, AP; Bensenor, I; Lotufo, P.; Mill, JG. A Prevalência da Hipotensão Ortostática e a Distribuição da Variação Pressórica no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto. Arq Bras Cardiol. 2020; 114(6):1040-1048.

– Petrakis D, Margin? D, Tsarouhas K, et al. Obesity ? a risk factor for increased COVID?19 prevalence, severity and lethality (Review). Mol Med Rep. 2020;22(1):9-19. doi:10.3892/mmr.2020.11127

– Gupta R, Ghosh A, Singh AK, Misra A. Clinical considerations for patients with diabetes in times of COVID-19 epidemic. Diabetes Metab Syndr. 2020;14(3):211-2.

– Kaiser UB, Mirmira RG, Stewart PM. Our Response to COVID-19 as Endocrinologists and Diabetologists. J ClinEndocrinol Metab. 2020;105(5).

– Vaduganathan, M et al. Renin-Angiotensin-Aldosterone System Inhibitors in Patients with Covid-19. N Engl J Med2020; 382:1653-1659. DOI: 10.1056/NEJMsr2005760

– Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica – 13ª Ed. Editora Gen Guanabara Koogan. 2017.

– Cleveland Clinic. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/departments/heart/patient-education/webchats/autonomic-disorders/2793_understanding-pots-syncope-and-other-autonomic-disorders?_ga=2.64384687.1682026895.1605208624-1307371954.1605208624