Consulta clínico geral: o que perguntar?

O clínico geral é o médico responsável por atender aos pacientes no diagnóstico de casos mais simples ou situações mais complexas. Geralmente, ele é procurado quando o paciente não entende ainda a origem e causas da doença e precisa do atendimento médico. 

Qual a função de um clínico geral?

Esse profissional tem diversas atuações na área da saúde e é requisitado no diagnóstico, prescrição de medicamentos, exames de rotina, avaliação de cirurgias, tratamento de diabete, hipertensão, alergias e outros. 

Quando ir a um clínico geral?

Para buscar ajuda, é importante apresentar alguns sintomas que o ajudem no diagnóstico. Durante a consulta, ele poderá solicitar exames para confirmar o resultado e descartar a ocorrência de outras doenças com sintomas semelhantes. 

Quais exames o clínico poderá solicitar?

O médico poderá solicitar: exames de urina, sangue, fezes, exames oftalmológicos, respiratórios e cardiológicos são alguns dos exames que poderão ser solicitados. 

Qual a diferença entre um clínico geral e um médico especialista?

O clínico geral é o médico responsável pelo primeiro atendimento do paciente. Com sua avaliação, é possível obter o encaminhamento para um médico especialista que cuidará de casos em que seja necessário o atendimento específico, entre eles o médico neurologista, dermatologista e cardiologista, por exemplo. 

O que é anamnese?

A anamnese é a prática médica que consiste na entrevista realizada pelos profissionais de saúde que avaliarão todo o histórico e sintomas. Na consulta, o médico conversará com o paciente a partir de questionário que ajudará a avaliar informações essenciais para o diagnóstico. 

Quais são os tipos de anamnese?

A técnica de anamnese é feita pelo profissional de saúde de duas formas, entre elas:

Técnica de interrogatório cruzado: nesse tipo de avaliação é feito o questionário e análise dos sintomas. 

Técnica de escuta: o paciente compartilha com o profissional, buscando no tratamento médico o entendimento de como melhorar os sintomas que o incomodam.

O que é o check-up médico?

Esse tipo de avaliação consiste em uma série de exames que avaliarão vários aspectos da saúde, ajudando na prevenção e tratamento de diversas doenças. A frequência desse exame deverá ser indicada pelo médico e dependerá do histórico individual de cada paciente. Na maior parte dos casos, ele é indicado a cada dois anos. Já para aqueles casos em que há alguma complicação médica, é feito com maior frequência. 

Por que é importante fazer o check-up?

Esse tipo de exame é essencial para prevenir complicações e o desenvolvimento de doenças. Análises feitas preventivamente ajudam no controle e prevenção da saúde e identificar, sobretudo, doenças que são muitas vezes silenciosas e não costumam apresentar sintomas. 

Quais são os exames solicitados no check-up feminino?

Durante a consulta com o clínico, alguns exames de rotina poderão ser solicitados, confira os principais. 

Densitometria óssea – indicado para avaliar a estrutura e saúde dos ossos e ajudar no diagnóstico da osteoporose e osteopenia. 

Colposcopia – avalia o colo do útero, vagina e vulva e é um exame importante para casos de câncer de colo de útero.

Mamografia – exame de imagem capaz de analisar a estrutura das mamas e identificar possíveis lesões e nódulos, prevenindo, principalmente, o câncer de mama. 

Hemograma – o exame identifica por meio de amostras de sangue as hemácias, plaquetas e leucócitos, sendo muito eficaz no diagnóstico da anemia, alergias, infecções virais e leucemia. 

Ultrassom – exame de imagem capaz de avaliar diversos órgãos e tecidos do corpo e atua como um importante aliado no diagnóstico preventivo de várias patologias clínicas. 

Papanicolau – através desse exame, o profissional avaliará possíveis alterações no colo do útero, ajudando no diagnóstico de doenças como a clamídia, sífilis, candidíase, gonorreia,  HPV e a tricomoníase. 

Avaliação cardiológica – com esse exame, é possível analisar o histórico de doenças cardiovasculares e detectar a presença de arritmias, insuficiência cardíaca, pressão alta, aneurisma de aorta, obstrução de vasos sanguíneos arteriais, colesterol, triglicérides e aterosclerose. 

Quais são os exames solicitados no check-up masculino?

O check-up não é uma exclusividade das mulheres e homens de todas as faixas etárias também podem e devem fazer o exame, a fim de evitar complicações de saúde e ajudar na manutenção da qualidade de vida. 

Alguns dos exames solicitados, são eles:

TSH e TS4 livre – analisa o bom funcionamento hormonal, sobretudo da glândula tireoide e possíveis suspeitas de hipertireoidismo. 

Albumina – avalia o surgimento de doenças renais e do fígado. 

Ureia – busca alterações nos rins e na saúde do fígado. 

Dosagem de glicose – através da coleta sanguínea, é possível avaliar, com o paciente em jejum, doenças como a diabete ou complicações com origem na corrente sanguínea. 

PSA – é indicado quando o paciente apresenta alguns sintomas do câncer de próstata. 

Ultrassom testicular e do aparelho urinário – avalia os rins, uretra e próstata, ajudando no diagnóstico médico de possíveis tumores. 

Na suspeita de qualquer sintoma persistente, procure sempre realizar exames com frequência para obter o diagnóstico médico,