Diabetes gestacional: O que é, sintomas e tratamento

O diabetes gestacional é o aumento das taxas de glicose no sangue da gestante. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a diabetes aumenta as chances de complicações para a mãe e o bebê, principalmente quando a mãe não tem o conhecimento e controle da doença.

Sintomas de diabetes gestacional

A doença pode não apresentar sintomas em algumas mulheres, mas em alguns casos é frequente a sensação de náuseas, vômitos, queimação, constipação, excesso de saliva (sialorreia), cansaço frequente, ganho de peso, aumento da fome, boca seca e vontade de urinar. 

O que causa diabetes gestacional

Durante toda a gravidez, a mulher passa por uma série de transformações no corpo e as alterações hormonais fazem parte disso. Entre as causas mais frequentes da doença está a capacidade de alguns hormônios produzidos na gestação reduzirem a ação da insulina. 

Essa dificuldade na ação da insulina, hormônio expelido pelo pâncreas e responsável pelo controle da glicose no sangue, causa a redução da tolerância à glicose no organismo.

A diabetes gestacional desenvolve-se sobretudo durante o terceiro trimestre de gestação, no qual o consumo de carboidratos tende a aumentar para equilibrar as necessidades nutricionais entre a mãe e o bebê.

Quando é considerado diabetes gestacional

O diagnóstico de diabetes gestacional é realizado por meio de exames de glicemia em jejum, a partir do 2º trimestre de gravidez e após a ingestão de glicose.

Alguns profissionais podem recomendar, aos pacientes com fatores de risco da doença, um exame durante a consulta pré-natal a fim de identificar uma diabetes preexistente.

Como evitar diabetes gestacional?

A melhor forma de prevenir a doença é cuidar da alimentação e com a prática regular de exercícios físicos. Como, neste período, o apetite e a busca por alimentos processados e ultraprocessados, ricos em açúcar e gordura, tendem a aumentar, é importante evitar qualquer tipo de excesso.

Procure um nutricionista para prescrever uma dieta de acordo com suas necessidades e dê preferência a legumes e verduras e sementes (girassol, gergelim, abóbora e linhaça) e alimentos ricos em fibra, já que os carboidratos simples (doces, massas, pão e refrigerantes) são ricos em açúcares que aumentam o nível de glicose no sangue. Além de manter-se hidratada e evitar o consumo de alimentos ricos em sódio.

É essencial também que gestantes com diagnóstico de diabetes gestacional mantenham o controle da doença com um glicosímetro.

Quem tem diabetes gestacional pode comer maçã?

Não existe nenhuma contraindicação para inserir maçãs na alimentação da gestante com diabetes gestacional. A fruta tem baixo índice glicêmico e é rica em fibras e nutrientes. 

O que a diabetes gestacional causa no bebê?

Quando o excesso de glicose passa pela placenta da mãe, a doença pode causar no bebê excesso de peso na criança, hipoglicemia (baixa de glicose), icterícia (pele amarela) e até a morte.

O que a doença causa na mãe?

A diabetes gestacional prejudica o bebê e a mãe e, entre as consequências da doença, a SBD alerta para o aumento de líquido amniótico, infecção de urina, pressão alta, parto prematuro, maiores riscos de hemorragia pós-parto, maiores chances de desenvolver diabetes após o parto e o risco de morte materna. 

Fatores de risco da doença

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão a idade (mulheres com gravidez na adolescência ou a partir dos 40 anos), sobrepeso, síndrome do ovário policístico, hipertensão, gravidez de gêmeos e histórico familiar de diabetes.

Quem tem diabetes gestacional pode ter parto normal?

O parto normal poderá ser realizado normalmente, mas é essencial que as pacientes estejam com o controle glicêmico controlado e sem nenhuma complicação obstétrica.

A indicação de cesariana só será realizada sob orientação obstétrica ou em casos de macrossomia fetal d — condição em que o bebê pode nascer com 4 kg ou 4,5 kg.

Quais os valores recomendados para uma glicose saudável na gestação?

A SBD recomenda que para uma gestação saudável e com o controle da glicemia é recomendado seguir os níveis:

Jejum: menor ou igual a 95 mg/ dl 

1 Hora após o início das principais refeições:

menor ou igual a 140 mg/ dl

2 Horas após o início das principais refeições:

menor ou igual a 120 mg/ dl

Acompanhe no link todas as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Diabetes gestacional é perigosa?

Sim. A doença é perigosa e causa problemas para a gestante e para o bebê, caso não seja acompanhada por um profissional. No entanto, seguindo as recomendações médicas e acompanhamento profissional durante a gravidez e, após a alta hospitalar, a mãe e o bebê podem ter uma vida normal e sem o desenvolvimento da doença. 

Se você identificar algum sintoma, é importante buscar a opinião de um especialista. A automedicação não é recomendada e traz graves consequências para a mãe e o bebê. Cuide da sua alimentação e mantenha a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis.