
As doenças autoimunes surgem no sistema imunológico causando uma disfunção no seu funcionamento. Isto é, ao invés de proteger o organismo, os anticorpos começam a destruir as células do corpo.
Vários fatores podem contribuir para o surgimento desse processo patológico que pode ser classificado como doenças autoimunes específicas de órgãos e doenças autoimunes não específicas de órgãos.
Na primeira, a doença afeta diretamente um único órgão como é o caso da tireoide de Hashimoto, da anemia perniciosa e da diabetes mellitus tipo 1.
Já as doenças autoimunes não específicas de órgãos atingem vários tecidos e órgãos provocando lesões, entre elas o vitiligo, doença de Crohn, doença celíacas, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, artrite psoriática, espondilite anquilosante, síndrome de Sjögren e outras.
Como realizar o diagnóstico de doenças autoimunes?
As doenças autoimunes atingem algumas pessoas devido a uma predisposição genética e diante de alguns fatores como a exposição a vírus, bactérias, toxinas, hormônios do estresse e alguns remédios.
Esse tipo de patologia tem a capacidade de manifestar diversos sintomas, o que dificulta em alguns casos o diagnóstico. Fique atento a alguns sintomas: febre, dores nas articulações com inchaço, manchas vermelhas no rosto que aumentam de tamanho com a exposição ao sol, aftas frequentes, anemia, diminuição das plaquetas, olhos e boca seca e insuficiência renal.
Consulte seu médico em caso de qualquer sintoma frequente e desconforto. As doenças autoimunes manifestam-se lentamente e muitas vezes os casos são diagnosticados com lesões já em estágio avançado, o que pode prejudicar o tratamento e a diminuição da qualidade de vida do paciente.
Doenças autoimune na pele
As doenças autoimunes também atingem a pele e as mais conhecidas são a psoríase, a urticária crônica espontânea e o lúpus. Na pele, elas provocam sintomas como descamação, vermelhidão e coceira. Conheça as principais:
Psoríase – Doença inflamatória caracterizada principalmente por uma dermatose eritematodescamativa, na qual formam-se na pele placas que descamam. A doença não é contagiosa e, além do histórico genético, tende a aparecer por fatores externos como estresse, tabagismo, baixas temperaturas e obesidade.
Urticária crônica espontânea – A urticária crônica é caracterizada pelo surgimento de placas avermelhadas de vários tamanhos na pele que podem ou não apresentar coceira e em alguns casos sensação de ardência. Ainda não se descobriu as causas da doença, mas pode ser desencadeada por fatores externos como a temperatura, sendo muito comum a urticária ao frio, ao calor, solar, urticária aquagênica e urticária de contato provocada por produtos químicos, plantas e alimentos.
Lúpus – O lúpus é uma doença inflamatória crônica que provoca alterações na pele e articulações. Sua causa pode estar ligada a uma predisposição genética ligada a fatores hormonais, ambientais e infecciosos. Além disso, podem contribuir para que a doença se manifeste: a exposição solar, alterações hormonais, estresse psicológico e físico.
Fibromialgia é uma doença autoimune?
A fibromialgia não é uma doença autoimune. A doença caracteriza-se por uma dor crônica e não inflamatória que apresenta seus sintomas através de dores no sistema muscular.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença causa dores musculares generalizadas e que podem durar mais de três meses. Entre os principais sintomas têm se uma alteração na percepção da dor, que traz diversos problemas decorrentes e incapacitantes como problemas de sono, cansaço, concentração e memória. O diagnóstico da doença pode estar ligado a pacientes com doenças reumáticas e lúpus.
O tratamento da fibromialgia tem como principal objetivo a diminuição da dor do paciente e pode incluir exercícios aeróbicos, antidepressivos, analgésicos e suporte psicológico.
Quem tem doença autoimune pode vacinar?
Os pacientes com doenças reumáticas autoimunes estão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI), pois podem apresentar problemas de imunidade devido à doença ou aos medicamentos receitados para amenizar os sintomas. Entre os pacientes de doença autoimune que podem se vacinar contra a Covid-19 estão o grupo de portadores de lúpus, esclerose múltipla, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, artrite psoriática, esclerose sistêmica, vasculites, espondiloartrites e miopatias inflamatórias.
Como tratar doenças autoimunes?
O tratamento de uma doença autoimune dependerá primeiramente do seu diagnóstico. Como já foi mencionado, esse tipo de patologia pode acometer um ou mais órgãos e o tratamento médico dependerá dos órgãos atingidos, sintomas e estágio da doença, podendo ser uma combinação de fatores que irão desde o tratamento farmacológico, físico e psicológico.