Miocardite: o que é, quais os sintomas e qual a gravidade?

A miocardite é uma inflamação no músculo do coração – o miocárdio – que pode ser provocada por um processo infeccioso no organismo. A condição exige diagnóstico precoce e assistência médica para evitar complicações.

Ao ser acometido por uma infecção por vírus, bactérias ou fungos, o indivíduo pode ter como consequência essa inflamação no coração – cujos sintomas mais frequentes são falta de ar, cansaço, tontura e dor no peito.

Em situações menos comuns, a miocardite também pode estar relacionada com o uso de determinados medicamentos, doenças autoimunes e o consumo em excesso de álcool e outras drogas.

Em geral, a inflamação cessa com o tratamento bem sucedido da infecção, mas em muitos casos o paciente precisa ficar internado para se recuperar de maneira segura de quadros como arritmia e insuficiência cardíaca.

Em mais da metade das ocorrências, a miocardite é superada em até um mês após a aparição dos sintomas. Em 25% dos casos, a condição se torna uma inflamação crônica, que pode levar à insuficiência cardíaca. Em outras 25% das incidências, a miocardite provoca insuficiência muito severa, que pode demandar inclusive transplante cardíaco.

Como a miocardite é diagnosticada?

Nos quadros leves, a miocardite é assintomática e pode ser superada sem avaliação médica. Normalmente, quando procura assistência, o paciente já está sentindo um ou mais sintomas como dor no peito, falta de ar, inchaço nas pernas, sensação de desmaio, dificuldade para dormir, entre outras condições.

O ecocardiograma é um exame muito requisitado nessas condições, porque é capaz de identificar alterações na estrutura do coração. A ressonância magnética pode ser solicitada caso o eco não revele mudanças substanciais. A biópsia do miocárdio, que consiste na retirada de pequenos fragmentos do músculo cardíaco, é outro procedimento a ser considerado – embora menos frequente.

Os exames ajudam a revelar se a inflamação é mesmo no miocárdio ou no pericárdio (pericardite), a membrana que envolve o coração.

Qual a relação entre a miocardite e a vacina contra a Covid-19?

Mais recentemente, a miocardite voltou à tona em função da incidência rara entre pessoas que tomaram vacina contra o coronavírus. As ocorrências foram verificadas entre os vacinados com imunizantes da Pfizer e da Moderna.

Na maioria dos casos pesquisados, o efeito colateral foi observado entre homens jovens, que se recuperaram plenamente após algumas semanas.

A hipótese mais provável é a de que as vacinas produzidas com RNA mensageiro do vírus possam provocar a inflamação de natureza leve. Portanto, o imunizante segue fortemente recomendado como forma de prevenção da Covid-19.

Quaisquer que sejam os primeiros sintomas envolvendo falta de ar, dor no peito ou situações correlatas, a busca por auxílio médico deve ser imediata, justamente por se desconhecer a origem e a gravidade do quadro.

A Infinity Doctors está sintonizada com o que há de mais moderno e seguro em telemedicina, e por isso atraiu os profissionais mais gabaritados do Brasil e do mundo. Por meio de aplicativo, é possível agendar e realizar consultas e procedimentos médicos, acessar resultados de exames, baixar receitas e fazer o acompanhamento periódico de situações crônicas. O serviço de seguro viagem, por sua vez, assegura toda essa tranquilidade durante passeios nacionais e internacionais. Conheça melhor toda a carta de serviços aqui.