O que é endometriose?

Ela é uma reação inflamatória que acontece dentro do útero. Esse por sua vez é revestido por uma mucosa ou camada interna denominada endométrio, que se desprende durante o fluxo menstrual. Na endometriose, algumas células do endométrio regeneram-se fora do útero indo para os ovários ou cavidade abdominal ocasionando a doença.

Sintomas

Uma das principais características são intensas dores abdominais como em uma cólica menstrual. Mas diferente da cólica menstrual, uma paciente com endometriose pode não conseguir fazer suas atividades do dia a dia de tão fortes que as dores podem ser. Fique alerta com os sintomas:

  • Dor na relação sexual;
  • Alterações intestinais;
  • Alterações urinárias;
  • Dificuldade para engravidar.

Sintomas de endometriose profunda

O diagnóstico de endometriose em alguns casos pode ser tardio, o que acaba interferindo no tamanho das lesões e nos sintomas da doença. Considera-se endometriose profunda quando as células endometriais atingem mais de 5mm de espessura da cavidade do órgão ou tecido.

Um dos sintomas da endometriose profunda são fortes dores abdominais, fortes dores durante a relação sexual, dores ao defecar, prisão de ventre ou diarreia e at sangramento nas fezes, além de dores para urinar ou sangue na urina e a dificuldade para engravidar. As dores da endometriose se intensificam durante o período menstrual e por isso quando o diagnóstico da paciente não exige tratamento cirúrgico, pode ser indicado um tratamento para suspender a menstruação.

Endometriose intestinal

Esse tipo de endometriose atinge algumas partes do intestino sendo o reto a parte mais afetada, que é uma das partes finais do intestino grosso. Além do cólon sigmoide, apêndice e intestino fino.

O tratamento de endometriose intestinal leva em conta diversos fatores. “Levamos em conta diversos fatores como dores, dores na evacuação, alterações urinárias e infertilidade”, afirmou o Dr. Reitan Ribeiro, Cirurgião Geral e Oncológico do Hospital Erasto Gaertner e Coordenador do Programa de Ensino em Cirurgia Robótica do Hospital Nossa Senhora das Graças.

A endometriose intestinal é tratada com tratamento hormonal, mas esse tipo de tratamento não é indicado para todas as pacientes. Já que muitas são acompanhadas sem nenhum tipo de intervenção. E há outras que precisarão realizar intervenção cirúrgica com a retirada de partes do intestino. Essas intervenções são seguras e com taxas de complicações bem baixas.

O que causa endometriose?

Nos fatores de risco estão o histórico da doença na família. Isto é, mulheres em que a mãe já teve endometriose devem redobrar os cuidados e investigar os sintomas. Outros fatores são a imunidade baixa, o estresse, a ansiedade, índice de massa corporal baixo, menstruação precoce ou menopausa tardia e obstrução do fluxo menstrual.

Quem tem endometriose pode engravidar?

De acordo com o Dr. Reitan Ribeiro, a maioria das pacientes com endometriose engravidam e às vezes nem sabem que têm a doença, uma situação bastante comum. Mas algumas mulheres precisarão de tratamento adequado para conseguirem ter uma gestação.

A endometriose é uma doença benigna e que tem tratamento. O diagnóstico é feito com ultrassonografia transvaginal e ressonância nuclear magnética. A laparoscopia é indicada em casos em que a paciente já apresenta algumas lesões, já que são feitas incisões cirúrgicas na região abdominal, que permitem com o auxílio de uma microcâmera integrada a visualização dos locais afetados.


A endometriose e gravidez são assuntos que preocupam muitas mulheres. A endometriose pode causar infertilidade quando as células que se desprenderam do útero já formaram grandes aderências obstruindo a tuba uterina e impedindo que o óvulo possa ser encontrado pelos espermatozoides. Por isso, é importante o diagnóstico o quanto antes para impedir que essas lesões se expandam, dificultando o tratamento e até causando a infertilidade.

Tratamento

A escolha do tratamento da endometriose deve levar em conta alguns aspectos como gravidade das alterações menstruais, idade do paciente, desejo reprodutivo, proximidade da menopausa e tratamentos prévios.

Um dos tratamentos indicados é o cirúrgico realizado via videolaparoscopia que permite a biópsia e a remoção dos tecidos endometriais alocados fora do útero. A terapia medicamentosa também é indicada com objetivo de controlar os sintomas de endometriose e a progressão da doença. O tratamento da endometriose será acompanhado com a devida melhora dos sintomas após o tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

Consulta com ginecologista

A consulta com ginecologista é fundamental para o diagnóstico e tratamento da
endometriose. Agende agora mesmo sua consulta no App Infinity Doctors. Uma plataforma de consultas em telemedicina com os profissionais nas especialidades que você precisa.

E você ainda pode ter todas as prescrições médicas no aplicativo ou por SMS para acessá-las onde quiser.

Baixe o App Infinity Doctors nas lojas Google Play ou App Store com a facilidade de pagar
suas consultas no cartão de crédito.