O que é hipertensão arterial? Entenda tudo sobre a doença

Você sabe o que é hipertensão arterial?

Dados da Vigitel, realizada no Brasil, mostram o aumento da hipertensão arterial em homens e mulheres em todo país. 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, cerca de 38.1 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão. 

Dessa forma, é necessário atenção com a patologia, já que é um problema de saúde pública que atinge grande parte da população. 

Continue lendo este artigo e entenda o que é hipertensão arterial, as causas, sintomas, os tipos e como tratar e controlar a pressão alta equilibrando a alimentação com uma rotina de exercícios.

O que é hipertensão arterial?

A hipertensão arterial é definida como uma doença crônica que muita gente não sabe se tem por não sentir os sintomas (por isso é considerada uma doença silenciosa), de origem multifatorial, caracterizada pela elevação sustentada da pressão em valores iguais ou superiores a 140 X 90 mmHg.

É necessário atenção, pois essa patologia está relacionada a consequências negativas que podem ser fatais como:

  • infarto agudo do miocárdio;
  • acidente vascular encefálico;
  • insuficiência cardíaca;
  • doença arterial periférica;
  • doença renal crônica fatal e não fatal; 
  • morte súbita.

Fonte: Bem Estar.

Quais as causas da hipertensão arterial?

Por ser multifatorial, vários fatores podem acarretar no desenvolvimento da hipertensão arterial como, por exemplo, a idade, alimentação desregrada, sedentarismo, genética e excesso de peso.

  • Dentro da alimentação desregrada está o excesso no consumo de sódio. No Brasil, o consumo de sódio é elevado. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF),o brasileiro excede em duas vezes o consumo máximo recomendado de 2 gramas por dia de sódio, sendo este um grande responsável pela hipertensão arterial. 
  • Consumo de bebidas alcoólicas em excesso. O consumo frequente de bebidas alcoólicas também está relacionado à hipertensão. Um estudo realizado com mais de 50.000 pessoas mostrou que o consumo excessivo (doses maiores que 30 gramas de álcool em mulheres e a partir de 31 gramas em homens) é um fator de risco para pressão alta. 
  • Obesidade. Sendo uma das principais causas da pressão elevada, o excesso de gordura corporal é responsável pela secreção de diversos agentes inflamatórios que atuam nos vasos sanguíneos, causando um aumento de pressão arterial. Por isso, é tão importante a inclusão de exercícios e alimentação adequada para controle do peso e da composição de gordura corporal. 

Quais são os sintomas de pressão alta?

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença silenciosa como destacamos acima. 

Por isso, manter os exames gerais em dia ajuda a acompanhar melhor as alterações e sintomas da hipertensão. Os principais sinais que a doença causa são:

  • zunido nos ouvidos;
  • sono em excesso;
  • visão embaçada ou dupla;
  • palpitações no coração;
  • dificuldade para respirar;
  • dores de cabeça e na nuca;
  • enjoos frequentes.

Esses sintomas, infelizmente, só acontecem quando a pressão está muito alta e podem causar quadros graves como AVC e perda de visão.

Por isso, evitar a pressão alta ou identificá-la fora de um quadro de pico é importante.

Tipos de hipertensão

A hipertensão é classificada em três estágios de acordo com a faixa de pressão arterial  aferida. 

Além da pressão arterial, outros riscos como ter diabetes ou ter passado por episódios de AVC, determinam se o quadro do paciente é leve, moderado, grave ou muito grave.

Os estágios são:

I. pressão arterial entre 14 por 9 e 16 por 1;

II. pressão arterial entre 16 por 1 e 18 por 1;

III. pressão arterial acima de 18 por 1.

Depois de fazer o diagnóstico e a classificação do estágio do paciente, é necessário iniciar um tratamento.

Tratamento da hipertensão

O tratamento da hipertensão envolve mudanças de hábitos significativas na rotina do paciente.

Primeiro, é importante parar de fumar, se for o caso, e também de beber. Depois, é necessário reajustar a dieta, diminuindo significativamente o uso de sal.

Manter uma rotina de atividades físicas como caminhadas e treinos com acompanhamento em uma academia é benéfico para o paciente. Isso vai ajudar também a combater o estresse.

Alguns pacientes também vão precisar fazer uso de medicamentos para controlar a pressão arterial. O tipo e a frequência é definido pelo médico em consulta. 

Dicas nutricionais para controlar a hipertensão arterial

1. Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension)

Não é segredo para ninguém que a escolha por alimentos saudáveis faz a diferença para ter um corpo saudável. 

Porém, é importante saber que muitas das vezes estamos incluídos em um contexto que costuma virar um hábito — sabemos o que fazer, mas não enxergamos o que estamos fazendo. 

Por isso, o sucesso do tratamento da hipertensão arterial depende da adesão a um planejamento alimentar saudável, que se sustente e traga suas ações para a consciência. 

Existe uma dieta chamada estilo DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), que apresenta resultados positivos no controle da patologia, priorizando uma alimentação natural, rica em cálcio, potássio, magnésio e fibras, com quantidades reduzidas de colesterol, gordura total e saturada. 

Dentre as principais orientações estão a redução da ingestão de:

  • carne vermelha e do consumo de açúcar; 
  • ingestão de cereais integrais; 
  • frango; 
  • peixe e frutas oleaginosas; 
  • consumo de frutas;
  • verduras;
  • legumes; 
  • laticínios com baixo teor de gordura.

2. Consumo de alho

Antes de explicar sobre o alho, é importante entender que nenhum alimento isolado faz milagre e vai anular escolhas que podem trazer malefícios a sua saúde. Por isso, é necessário um conjunto de mudanças e atitudes

O alho possui inúmeros compostos bioativos e estudos mostram uma diminuição da pressão arterial pelo consumo ou suplementação do alho. 

3. Incluir oleaginosas na dieta

O consumo de oleaginosas como nozes, castanhas e sementes ajuda no controle de vários fatores de risco, incluindo a diminuição da pressão arterial. 

4. Aumento no consumo de Ômega 3

Os ácidos graxos do tipo ômega-3 (EPA e DHA) estão associados com a redução da pressão arterial (ingestão superior de 2 gramas por dia de ômega 3). 

Dentre as principais fontes estão os peixes como salmão, atum, arenque e sardinha. Em alguns casos, a suplementação de óleo de peixe torna-se uma estratégia importante para alcançar a dose recomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Entendeu o que é hipertensão arterial?

Agora que você sabe o que é hipertensão arterial e as causas, pode ser a hora de fazer um check up para ver se a sua saúde está equilibrada.

Se você tem uma rotina corrida, fazer uma consulta online ajuda bastante, não é mesmo? Claro, com toda a qualidade de atendimento e atenção que você precisa.

Cuide da sua saúde com a ajuda da equipe de profissionais da Infinity Doctors

Baixe nosso aplicativo, selecione o tipo de profissional que você precisa, preencha seus dados, faça a consulta online e receba suas prescrições médicas. Tudo pelo app!

Referências:

– Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. — Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011.

– Sociedade Brasileira de Cardiologia. 7ª DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL. Volume 107, Nº 3, Suplemento 3, Setembro 2016.

– Piper V et al. Dieta DASH na redução dos níveis de pressão arterial e prevenção do acidente vascular cerebral. Scientia Medica (Porto Alegre) 2012; volume 22, número 2, p. 113-118.

– Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigitel Brasil 2016: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico : estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2016 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.