As unhas podem ser um importante aliado no entendimento e avaliação da saúde, pois sua condição revela aspectos como deficiências nutricionais e outros problemas que manifestam sintomas por meio dessa área do corpo.
Por isso, é importante compreender as principais doenças e condições médicas relacionadas às unhas. Conheça agora como cuidar e mantê-las saudáveis!
Qual a importância das unhas para o corpo?
Compostas por queratinas e localizadas na parte externa do corpo, as unhas são estruturas fundamentais para o corpo humano. Elas oferecem proteção, sensibilidade nas mãos e são essenciais para indicar que nosso corpo está saudável. Entre os principais benefícios estão:
Proteção: as unhas são essenciais para ajudar na proteção dos dedos, pois são elas que criam uma barreira protetora para evitar lesões nessa área tão sensível do corpo.
Sensibilidade: as unhas também possuem em sua composição muitas terminações nervosas, que nos permitem maior sensibilidade tátil, garantindo que possamos pegar objetos frágeis e manusear superfícies com maior precisão.
Função estética: as unhas fazem parte da nossa aparência estética, ou seja, elas influenciam na apresentação pessoal e na autoestima.
Saúde: problemas como deformidade, descoloração, rachaduras ou quebras recorrentes são indicadores que apontam problemas que podem estar relacionados ao aspecto pouco saudável do corpo, entre eles distúrbios da tireoide, infecções, doenças crônicas e outros.
Quais os sintomas que podem indicar problemas nas unhas?
A saúde das unhas nem sempre é algo isolado e, por isso, pode estar ligada a condições médicas específicas. Fique atento a alguns sinais:
Alterações de cor e formato: amarelamento, esbranquiçamento, unhas escuras, unhas azuladas e manchas brancas são sintomas que precisam ser identificados na busca por unhas saudáveis. Além disso, fique atento à deformidades: sinais como unhas quebradiças, curvadas ou com muitas rachaduras, tanto horizontais quanto verticais, merecem atenção.
Descamação: sintomas como descamação ou lascas que se soltam frequentemente das unhas são sinais que merecem cuidados especiais.
Descolamento: isso ocorre quando as unhas se separam do leito ungueal, região localizada na base da unha que a prende ao dedo.
Mudança na textura: alterações na textura que tornam as unhas irregulares e com padrões de crescimento anormais.
Infecções: sintomas como vermelhidão, sensibilidade, inchaço e pus podem indicar a presença de infecções por fungos ou bactérias.
Perda de brilho: as unhas perdem o brilho e tornam-se opacas, com aparência pouco saudável.
Coceira: algumas condições médicas provocam sintomas como coceira nas unhas.
Como deve ser uma unha saudável?
Unhas saudáveis têm uma coloração levemente rosada e transparente, uma textura lisa e uniforme. Elas são fortes e resistentes, possuem um formato regular e ligeiramente curvado, cutículas saudáveis e um crescimento uniforme.
Quais doenças podem ser identificadas pelas unhas?
As unhas desempenham um papel importante na saúde e podem contribuir para a identificação de possíveis problemas associados a deficiências nesta região. Confira as principais doenças que podem estar ligadas às alterações nas unhas:
Psoríase ungueal: uma doença autoimune que, em alguns casos, afeta a condição das unhas, deixando-as com manchas vermelhas, ondulações e descolamento.
Líquen plano ungueal: de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia é uma doença inflamatória capaz de provocar alterações na raiz, abaixo e ao redor das unhas.
Doenças sistêmicas: alguns problemas são consequência de doenças sistêmicas (que afetam todo o corpo). Portanto, problemas como deficiência de ferro, problemas no fígado e fibrose cística, em alguns casos, podem causar alterações nas unhas.
Hipotireoidismo: a disfunção da tireoide provoca sintomas como unhas quebradiças, secas, escamosas e com descolamento mais fácil.
Problemas na circulação: doenças que afetam a circulação, como a doença vascular periférica, podem provocar condições como unhas esbranquiçadas, finas, quebradiças e com problemas de crescimento.
Como cuidar das unhas?
Para manter a saúde das unhas, alguns cuidados devem ser adotados na sua rotina de higiene.
- Lave suas mãos regularmente e seque-as sempre após a higienização. Hábitos como esse ajudam a prevenir o acúmulo de impurezas e diminuir o risco de infecções.
- Corte suas unhas com cuidado ao usar cortadores e sempre utilize acessórios limpos e afiados. Evite remover suas cutículas. Elas têm a função de proteger as unhas de possíveis infecções. Em vez de retirá-las, use um empurrador de cutículas.
- Hidrate suas unhas e cutículas. Isso ajuda a mantê-las menos quebradiças e a cutícula menos ressecada.
- Use esmaltes com moderação. O uso frequente desse tipo de produto deixa as unhas mais ressecadas. Proteja suas unhas ao fazer a limpeza da casa e ao usar produtos químicos.
- Mantenha uma alimentação saudável para manter a saúde do seu corpo e evitar problemas como deficiências nutricionais, que também afetam as unhas.
- Evite roer ou retirar a pele ao redor das unhas, pois isso contribui para possíveis danos e infecções.
Para investigar sintomas e alterações recorrentes nas unhas, consulte um dermatologista ou clínico geral para investigar possíveis problemas associados aos sintomas mencionados.
Além da consulta, exames clínicos e de sangue, bem como amostras de biópsias, ajudam no diagnóstico e na identificação do quadro clínico, a fim de determinar o tratamento mais adequado para cada paciente.