Ramsay Hunt: síndrome atingiu Justin Bieber e provocou paralisia facial

Justin Bieber publicou em seu Instagram, no dia 10 de junho, um vídeo em que aparece com um lado do rosto paralisado e compartilhou com os seguidores a origem da doença que o manterá afastado por algum tempo dos palcos. Os fãs do cantor canadense, de 28 anos, ficaram surpresos. Ele, que sairia em turnê mundial, anunciou o cancelamento dos shows devido ao diagnóstico da Síndrome Ramsay Hunt (SHR).

O que é Síndrome de Ramsay Hunt? 

A síndrome é causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo que dá origem ao vírus do herpes-zóster responsável pela catapora, que provoca uma série de sintomas e deve ser tratada o quanto antes. 

Sintomas

A síndrome provoca diversos sintomas no paciente e pode durar até três semanas sendo suas características principais:

– Paralisia facial;

– Manchas e bolhas no ouvido ou nos lábios;

– Dificuldade na audição e dores internas ou externas no ouvido;

– Zumbidos;

– Vômitos;

– Náuseas;

– Vertigens;

– Dores de cabeça;

– Febre;

– Movimentos involuntários dos olhos. 

A doença é também conhecida como herpes-zóster do ouvido e está relacionada com o comprometimento do nervo facial e causa sintomas como dores ou erupções cutâneas que podem se desenvolver, além do ouvido, na língua e face.

Diagnóstico 

O diagnóstico da síndrome deve considerar aspectos como a paralisia facial, as dores no ouvido ou a perda da audição, vertigens e uma hipersensibilidade nos ouvidos. 

Na maior parte dos casos, recomenda-se o diagnóstico por meio de testes sorológicos, amostras capazes de avaliar a presença de vírus e bactérias, exames de imagem e PCR. 

Causas da síndrome 

O herpes-zóster de ouvido não é uma doença hereditária, mas sim uma doença que ocorre por uma condição em que pessoas estão com a imunidade baixa provocada por problemas de saúde, diabetes, catapora ou até algum outro tipo de infecção. 

Tratamento 

O tratamento será realizado principalmente com o objetivo de aliviar as dores do paciente e cuidados com a infecção instalada nos ouvidos ou boca. 

É essencial que o paciente busque ajuda o quanto antes para que o médico possa evitar o desenvolvimento de neuralgia ou nevralgia — dor intensa que ocorre quando se atinge um ou mais nervos do corpo. 

Os fármacos mais utilizados durante o tratamento de herpes-zóster de ouvido são medicamentos antivirais, analgésicos e corticoides. 

Síndrome de Ramsay Hunt: sequelas 

A doença possui tratamento e seu tempo de cura dependerá do comprometimento do nervo afetado no paciente. Em alguns pacientes, pode durar de uma a duas semanas, porém em diagnósticos mais graves o tratamento poderá durar mais tempo. 

A síndrome é tratada com remédios, mas em pacientes em que o diagnóstico foi mais tardio poderá ser recomendada a fisioterapia para restabelecer os movimentos do rosto ou cirurgia a fim de diminuir o trauma dos nervos da face. 

Como fazer fisioterapia para quem teve paralisia facial?

O tratamento será realizado com o objetivo de recuperar os movimentos faciais em que houve o comprometimento muscular. A reabilitação terapêutica ajudará o paciente a tratar as sequelas, entre elas:

Contratura muscular: quando o músculo realiza movimentos involuntários e não consegue voltar ao seu estado de origem.

Ausência de linhas de expressão.

Rima naso-labial pronunciada: um dos lados da face é comprometido pelo vírus e pode deixar a boca e nariz tortos com assimetrias. 

Perda auditiva neurossensorial: a perda permanente da capacidade auditiva que interfere na capacidade de ouvir sons mais agudos e diferenciar algumas palavras. 

A síndrome de Ramsay Hunt é contagiosa?

Por ser uma doença de origem neurológica que atinge os nervos da face e ouvido, ela não é contagiosa. No entanto, é importante ter cuidado com as bolhas presentes no ouvido ou corpo, já que elas contêm o vírus da herpes-zóster e ele sim é contagioso. 

Ramsay Hunt X Covid

Após o cantor divulgar a notícia da doença, diversas especulações sobre o que teria acontecido surgiram na internet. Inclusive uma delas ligava a doença à vacina da Covid-19. Não há nenhuma evidência científica que comprove esse tipo de afirmação. 

O vírus da varicela-zóster estaria adormecido no cantor e por uma queda na imunidade foi reativado. O mesmo pode ocorrer com pessoas idosas, adultos ou crianças que já tiveram catapora, que também é causada pelo mesmo tipo de vírus. 

Vacina contra a doença 

As vacinas contra a catapora são comprovadamente aliadas contra as complicações da síndrome, provocada pelo mesmo vírus da catapora. Para as crianças, a vacina tetra viral ou tetravalente é a responsável pela imunização contra doenças como o sarampo, caxumba, varicela e rubéola e devem ser aplicadas em crianças de 15 meses e que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral, segundo informações do Ministério da Saúde

O diagnóstico da doença deve ser clínico e com a análise das características já citadas. 

É importante buscar ajuda médica o quanto antes, a fim de evitar as complicações e sequelas. Uma abordagem multiprofissional pode colaborar para lidar com as questões sociais e psicológicas que envolvem a perda da qualidade de vida do paciente e sua autoestima durante o processo de regeneração dos nervos.