O tratamento com laser vem sendo cada vez mais utilizado na medicina, devido às suas múltiplas possibilidades de uso e por ser menos invasivo no tratamento de doenças e terapias.
Qual a importância do laser na medicina?
A história do laser tem origem através do físico norte-americano Theodore Maiman, que em 1960 pela primeira vez descobriu e demonstrou o funcionamento dessa tecnologia, capaz de ser potencializada por meio de alguma técnica.
O laser exerce um papel fundamental no tratamento médico, já que pode ser empregado em diferentes especialidades médicas, entre elas odontologia, oftalmologia, estética e outros.
Qual a vantagem do tratamento a laser?
Uma das grandes vantagens do tratamento com laser é ser uma opção menos invasiva, ajudando nos procedimentos cirúrgicos e permitindo, sobretudo, uma recuperação mais rápida dos pacientes.
Quais são os principais efeitos terapêuticos do laser?
O uso do laser tem diversos efeitos e um deles é seu potencial terapêutico no tratamento. Segundo a pesquisa “Efeitos bioestimulantes do laser de baixa potência no processo de reparo“, um dos benefícios do laser de baixa potência, por exemplo, é sua capacidade anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante. Isso acontece porque a radiação é capaz de interferir em processos metabólicos nas células permitindo que elas sejam estimuladas e, consequentemente, pode ajudar na recuperação.
O que pode ser tratado com laser?
Esse tipo de tecnologia vem sendo amplamente utilizado em diferentes especialidades e por diferentes profissionais. Por isso, seu potencial cirúrgico e terapêutico é recomendado nos tratamentos a seguir:
Remoção de tatuagem a laser
Uma das técnicas mais procuradas atualmente é a remoção de tatuagens. Nela, o pigmento é retirado por meio de pulsões de alta intensidade, que são ao mesmo tempo rápidas, capazes de absorver a tinta presente dentro da tatuagem e quebrando esses pigmentos em micropartículas, que podem ser rapidamente absorvidos no sistema imunológico e com uma recuperação rápida.
Depilação
Na técnica de depilação a laser, o aparelho usado emite grandes feixes de luz capazes de cauterizar a raiz do folículo, que permite que o pêlo não volte a crescer. Apesar do tratamento ser amplamente utilizado e encontrado facilmente, especialistas recomendam que é preciso ter cuidado com os efeitos colaterais como as queimaduras na pele até a hiperpigmentação pós-inflamatória, que pode gerar problemas como o escurecimento da região, por exemplo.
Tratamento para estrias brancas e vermelhas
Para chegar a um resultado satisfatório para o paciente, o laser provoca um microagulhamento na pele e gera um superaquecimento que provoca o estímulo do colágeno na região das estrias, sejam elas mais recentes ou mais antigas. Nas estrias vermelhas, ocorre o fechamento dos vasos sanguíneos. Já nas estrias brancas, ele é capaz de diminuir o tamanho das lesões ficando quase imperceptível na pele do paciente.
Laser para olheiras
Para o tratamento de olheiras, o profissional precisará avaliar primeiro aspectos como a coloração da olheira, tipo de pele e fase de envelhecimento. No clareamento ou na redução podem ser usados o laser e luz intensa pulsada, além de radiofrequência (capaz de produzir elastina e colágeno) e ultrassom microfocado (ajudando a melhorar a estrutura da pele), mas tudo irá depender da avaliação individual de cada paciente, suas queixas e o aspecto de cada pele.
Cicatrizes de acne
O laser é também muito indicado no tratamento de cicatrizes de acne e no combate de espinhas. Isso porque ele atua na espinha atingindo as glândulas sebáceas responsáveis pelo surgimento da inflamação. Já nas cicatrizes, ele permite a retirada da parte superior da pele promovendo um processo de cicatrização que estimula a produção de colágeno.
Melasmas, sardas e outros
Manchas da pele é algo que costuma incomodar algumas pessoas, principalmente mulheres. Por isso, o tratamento a laser é utilizado com o objetivo de dar um aspecto mais saudável e estético à pele. Primeiramente, o profissional deverá avaliar o tipo de lesão e em seguida indicar o tipo de laser para destruir apenas o pigmento que provoca a mancha e assim melhorar o aspecto das manchas.
Telangiectasias
Também conhecido como o famoso “vasinho nas pernas”, ele ocorre devido a um problema na circulação sanguínea. O médico recomendado para tratar esse tipo de problema é o angiologista, que pode recomendar o laser como um dos tratamentos indicados, mas antes será necessária a investigação da saúde vascular desse paciente.
Procure sempre por profissionais qualificados para qualquer tratamento estético ou que faça o uso do laser, pois um tratamento inadequado tem efeitos como queimaduras e lesões de pele. Além disso, alguns tratamentos também serão acompanhados de outros cuidados, entre eles alimentação adequada, uso de meias de compressão e descanso, quando necessário.