Benefícios da própolis para aumentar a imunidade

Com um papel muito importante na proteção da colmeia, a própolis é formada do material coletado pelas abelhas, entre eles flores, cera, resinas, pólen, brotos e ramos de árvores usados para vedar e proteger o local de produção do mel de invasores e bactérias. Entenda a seguir os quais os beneficios da própolis.

Muito conhecida por suas propriedades antivirais, a substância tem inúmeros outros benefícios para a saúde e já existem diversos estudos científicos que divulgam essas características, como ações antimicrobianas, antioxidantes, antifúngicas e antiprotozoárias.

Para que serve e como tomar própolis?

O material vem sendo frequentemente utilizado na indústria farmacêutica, no desenvolvimento de cosméticos e dermocosméticos, devido a sua composição biológica composta de aminoácidos, fenólicos, terpenos, quercetinas, vitaminas, minerais, flavonoides e óleos essenciais.

Com os recentes casos de gripe, muitas pessoas também têm buscado o uso da própolis para aumentar a imunidade por suas propriedades antivirais capazes de barrar a replicação de vírus.

Como tomar própolis para a imunidade?

Para ajudar na imunidade, a recomendação é tomar o extrato da própolis acima de 15% como tratamento complementar contra a gripe.

Recomenda-se ainda utilizar 20 gotas em 200ml de água 2 vezes ao dia. Quem está buscando sua utilização para gripes e resfriados pode consumi-la de 10 a 15 dias.

Quais são os tipos de própolis?

Sua composição é extremamente rica em substâncias e pode variar de acordo com a espécie de abelha, procedências dos vegetais e determinadas épocas do ano.

Só no Brasil, existem cerca de 12 tipos de própolis e os mais conhecidos e utilizados são o marrom, vermelho e verde.

Própolis verde

A própolis verde é produzida através de uma planta chamada Baccharis dracunculifolia conhecida também pelo nome de alecrim do campo ou vassourinha. A recomendação é utilizar a substância livre de cera que pode ser encontrada em gotas ou em cápsulas nas farmácias ou em lojas de produtos fitoterápicos.

Própolis marrom

A própolis marrom tem origem nas plantas da Mata Atlântica e possui inúmeros benefícios como a ação cicatrizante, anti-inflamatória, antioxidante e até como um potente antibiótico. Esse tipo de própolis é frequentemente usado no sul do país.

Própolis vermelho

A própolis vermelha é produzida através da planta rabo de bugio (​​Dalbergia ecastophyllum), possui efeitos antioxidantes e seu uso é muito frequente no nordeste do Brasil.

Cuidados com a própolis

Assim como toda substância, a própolis também requer cuidados. Por isso, sua ingestão in natura ou a utilização de produtos sem manuseio adequado pode conter contaminações por meio de coliformes fecais, bactérias, fungos e leveduras.

Alguns fungos, por exemplo, provocam infecções e lesões no tubo digestivo. Sua conservação também pode influenciar na qualidade, já que com o tempo o produto sofre com a decomposição e oxidação.

Importante! Apenas produtos registrados no Ministério da Saúde podem conter indicação terapêutica e bula. Já os produtos registrados pelo Ministério da Agricultura devem ser comercializados e consumidos como complemento alimentar, sem indicações terapêuticas.

Quem não pode tomar própolis?

A substância não é indicada para crianças menores de 2 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas com problemas de coagulação, asma e quem possui alergias ao mel, abelha e aos componentes contidos na substância.

O própolis ou a própolis?

Você sabia que a palavra própolis é um substantivo de dois gêneros? Isso mesmo! A palavra pode ser dita a própolis ou o própolis. As duas formas estão corretas e podem ser descritas no gênero masculino ou feminino.

Qual a melhor própolis aquosa ou alcoólica?

O extrato alcoólico possui uma maior concentração da resina, mas pode ter um sabor mais forte e amargo. Para consumi-lo de forma mais agradável use-o com seu suco ou chá.

Já o aquoso é uma alternativa para aqueles que não podem fazer uso de substâncias com álcool, entre eles crianças, gestantes e pessoas com problemas no fígado.