Vitamina C e imunidade: quais alimentos inserir na alimentação?

Com os recentes casos de gripe em todo o país, cuidar da saúde e da alimentação têm sido uma preocupação frequente entre as pessoas. Mas quais são os benefícios da vitamina C e em quais alimentos podemos encontrá-la?

O ácido ascórbico (AA) ou vitamina C é essencial para que ocorra o bom funcionamento das células atuando no organismo contra infecções, além de ser um excelente antioxidante capaz de combater a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.

Para que serve?

É importante destacar que a vitamina C não é armazenada pelo organismo e por isso é importante consumi-la diariamente ou solicitar a suplementação junto ao seu nutricionista. A vitamina é responsável por participar de diversos processos no corpo humano, entre eles a formação de colágeno (responsável pela cicatrização), evita os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e auxilia na prevenção contra o câncer, aumenta a absorção de cálcio (prevenindo a osteoporose), auxilia na absorção do ferro (ajudando a combater a anemia),aumenta a imunidade (fortalecendo o sistema imunológico), ajuda no ganho de massa muscular e outros.

Vitamina C ajuda na gripe?

A vitamina C age de forma preventiva no organismo. Por isso, é importante consumi-la diariamente na alimentação ou via suplementos, caso seja recomendado. Muitas pessoas correm para as farmácias em busca de comprimidos de vitamina C quando já estão resfriados. A prevenção da gripe se dá com os cuidados com o sistema imunológico que vão além do uso da vitamina C.

Quais alimentos são ricos em vitamina C?

A vitamina C está presente em diversas frutas como acerola, laranja, kiwi, morango, goiaba, manga, caju e limão; e também em vegetais de folhas escuras (agrião, brócolis, couve). Além disso, a vitamina pode ser encontrada em suplementos recomendados por um profissional que avaliará a necessidade de cada paciente.

Referências:

– MANELA-AZULAY, Mônica et al. Vitamina C. Anais brasileiros de dermatologia, v. 78, p.265-272, 2003.

O Segredo da vitamina C

É Importante Tomar Vitamina C? ‖ Dr. Moacir Rosa