O que é climatério e o que você precisa saber?

Todas as mulheres passam por uma série de transformações no corpo influenciadas sobretudo pela transição de fase reprodutiva e uma delas é o climatério. O período acontece antes e depois da menopausa, quando a mulher deixa sua fase fértil e tem uma queda significativa na produção dos hormônios, o que traz muitas mudanças na qualidade da vida. 

Sintomas do climatério

Um dos principais sintomas do climatério são as alterações hormonais que provocam mudanças tanto no comportamento quanto na saúde física, entre os principais estão: irregularidade no ciclo menstrual, ondas de calor, aumento de peso, dor nas articulações, diminuição da umidade na mucosa vaginal, alterações no humor, mudança na libido, depressão, dores de cabeça, falta de concentração, suores noturnos e insônia. 

Climatério tratamento

A terapia de reposição hormonal é um dos tratamentos utilizados no combate aos sintomas do climatério e seu uso traz riscos e benefícios que devem ser esclarecidos pelo médico ginecologista ao iniciar o tratamento. 

No entanto, existem ainda outras recomendações médicas como alimentação saudável, a prática de atividade física, o uso de fitoterapia, acupuntura ou homeopatia, segundo informações do Ministério da Saúde

O tratamento do climatério deve ser realizado sempre de maneira individualizada, já que algumas pacientes podem não apresentar sintomas, além de identificar a necessidade e implicações da reposição hormonal e o tempo necessário para o tratamento.

Menstruação prolongada no climatério 

A alteração dos ciclos menstruais é algo bem comum durante o climatério e, em alguns casos, pode aumentar os sangramentos provocando hemorragias disfuncionais com duração de até 60 dias.

Neste caso, o tratamento poderá ser um pouco mais invasivo, como a cirurgia de histerectomia. Esse tipo de procedimento também é indicado em alguns tratamentos de câncer de útero e miomas.

Gravidez no climatério 

Durante o climatério, a mulher também pode passar por irregularidades nos ciclos e uma diminuição da fertilidade, mas ainda que seja mais difícil engravidar ainda ocorre a ovulação durante o período. 

O diálogo com o médico é fundamental para mulheres que estão buscando métodos contraceptivos ou ainda uma gestação durante o climatério, visto que há uma maior possibilidade de complicações na gravidez e na formação do feto durante essa fase, além de maiores causas de abortos espontâneos. 

Diante dos riscos e consequências e se for essa a vontade da paciente ou do casal, a maternidade poderá ser considerada. 

Menopausa 

A menopausa é caracterizada pelo período em que a mulher não menstrua mais e acontece frequentemente entre os 45 e 55 anos. Nessa fase, o corpo da mulher para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, desenvolvidos durante o ciclo menstrual e que preparam o corpo para uma futura fertilização. 

Sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa costumam causar muito desconforto e provocar impactos na vida da mulher. As características desse período são semelhantes ao climatério e podem causar: irregularidade menstrual, ondas de calor, suores noturnos, alterações no sono, perda da libido e sintomas de depressão. 

Menopausa precoce 

A menopausa também pode ocorrer a partir dos 40 anos e é chamada de perimenopausa ou menopausa precoce. Algumas queixas são comuns entre as mulheres nesse período que costumam sentir irritabilidade, perda do desejo sexual, aumento de peso, suores noturnos e insônia. 

Como fica a menstruação na perimenopausa?

Com a chegada da menopausa, o ciclo menstrual pode sofrer algumas alterações como o aumento dos dias de fluxo, porém em menor volume. No entanto, algumas mulheres também podem apresentar ciclos menores e com menor intensidade no fluxo. 

Menopausa precoce engorda?

O ganho de peso é um dos sintomas frequentes entre as mulheres que estão na menopausa precoce. A queda na produção do estrogênio, hormônio que regulariza o ciclo menstrual e prepara o corpo da mulher para a gravidez, prejudica o funcionamento do metabolismo influenciando na regulação da taxa metabólica basal (responsável pelos níveis vitais de energia) e no metabolismo da insulina capaz de usar a glicose consumida através do alimentos. 

Os piores alimentos para menopausa? 

A alimentação quando balanceada e rica em frutas, verduras e vegetais pode contribuir muito na redução dos sintomas da menopausa. Recomenda-se evitar alimentos processados, ricos em açúcares e soja, a fim de ajudar na regulação dos sintomas provocados pela queda do estrogênio. 

Estrogênio e exercício físico 

Para ajudar a combater o acúmulo de gordura provocado pela baixa do estrogênio e as alterações hormonais é essencial inserir a prática de atividades físicas no dia a dia. Os exercícios mais recomendados para a melhora dos níveis de estrogênio são: hidroginástica, caminhada, dança e musculação. 

Os exercícios além de ajudarem no controle do peso e na prevenção de doenças, são aliados do cérebro já que melhoram o humor e a disposição.