Como cuidar da saúde mental e emocional?

A correria e a ansiedade do dia a dia podem prejudicar alguns aspectos da vida. Por isso, é importante manter hábitos saudáveis e realizar atividades que contribuam para ter uma mente saudável. Nesse sentido, responderemos a seguir como cuidar da saúde mental e emocional atualmente. 

Como cuidar da saúde mental?

O conceito de ter uma mente saudável está além de não ter nenhum transtorno ou doença psiquiátrica: ele abriga uma série de questões de ordem biológica, social e psicológica. Já que esses fatores podem contribuir para uma vida com maior nível de estresse. 

Ainda que se busque maior equilíbrio e a prevenção de alguns problemas, o indivíduo está inserido em uma comunidade ou grupo que fazem parte do seu cotidiano e interferem na maneira como ele percebe tudo a sua volta. 

O que fazer para manter a saúde mental?

Indivíduos precisam tomar decisões, manifestar desejos, aprenderem a dizer não, a ser mais tolerantes com o outro ou uma situação. Então, podemos dizer que aqueles que lidam melhor com as frustrações e questões que envolvem o relacionamento social, possuem uma boa saúde mental. Isto é, pessoas com maior controle emocional diante de si mesmo, familiares, amigos e pessoas a sua volta. 

Nesse aspecto, ter uma mente saudável pressupõe uma adequação com menor sofrimento nas emoções, sejam elas positivas ou negativas. 

Alguns cuidados podem contribuir para uma vida mais leve e com menor nível de estresse, são eles: 

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Prática regular de atividade física;
  • Dormir pelo menos 8 horas por dia;
  • Preservar momentos de lazer;
  • Ter contato com a natureza.

Mudanças de comportamento que podem indicar que você precisa de ajuda

O corpo é composto por uma série de funções e  cada uma cumpre seu papel. Isso se aplica sobretudo na função dos hormônios responsáveis pela comunicação com órgãos e tecidos. A serotonina, por exemplo, é também conhecida como o “hormônio da felicidade”. 

Esse neurotransmissor pode ser estimulado por meio de alimentos saudáveis e atividade física. Níveis desregulados desse hormônio são responsáveis por transformações no comportamento, concentração, fome e outros. 

Isso também ocorre quando o cortisol ou “hormônio do estresse” está desregulado, provocando aumento de peso, fraqueza, instabilidade e até pressão alta. 

Fique atento às mudanças! 

  • Dificuldade de dormir;
  • Aumento ou perda de apetite;
  • Perda da memória e dificuldade de concentração;
  • Dores sem causa aparente;
  • Mudanças de humor;
  • Isolamento.

Como ter inteligência emocional?

Segundo Daniel Goleman, autor do livro “Trabalhando com a inteligência emocional”, a inteligência emocional é cada vez mais uma prioridade nas organizações. Isso porque ela é uma competência fundamental para saber lidar com conflitos, responsabilidades e saber ter empatia com as pessoas. 

O livro explica as competências mais relevantes na busca da inteligência emocional, entre elas as  competências de origem pessoal: autopercepção, autorregulação e motivação, além das competências de origem social, como a empatia e aptidões sociais.

Benefícios da meditação para a saúde física e emocional

Pesquisas do campo da neurociência já demonstraram diversos benefícios da meditação na saúde mental, emocional e física. A meditação é uma prática milenar e desde as civilizações mais antigas vem ajudando inúmeras pessoas a obter maior qualidade de vida e no controle das emoções. 

Na pesquisa “Os benefícios da meditação: melhora na qualidade de vida, no controle do stress e no alcance de metas”, a Doutoranda em Psicologia Clínica Denise de Assis relata que os psiquiatras Newberg  e D’Aquili, da  Universidade da  Pensilvânia (EUA), já haviam realizado um estudo que traz a relação entre a meditação e a neurociência. 

Segundo eles, durante a atividade é possível ativar o Sistema Límbico (SL) ou cérebro emocional responsável pelo comportamento e instintos. Por isso, a prática constante da meditação pode ajudar a evitar, por exemplo, alterações emocionais intensas e colaborar em processos cognitivos como a concentração, memória e aprendizado. 

Qual a diferença entre saúde mental e emocional?

Embora elas possam parecer iguais, a saúde emocional e mental têm diferenças. A primeira está ligada como a forma que o indivíduo lida com suas emoções diante de outras pessoas. Na saúde mental outros fatores estão envolvidos como aspectos químicos cerebrais, como no caso da depressão, em que estudos já revelaram a deficiência de neurotransmissores no cérebro, entre eles a serotonina, dopamina e noradrenalina. 

Você já ouviu falar em alexitimia?

Falar de sentimentos nem sempre é uma tarefa muito fácil, já que envolve uma série de questões individuais. Mas há ainda aqueles que têm maior dificuldade ao lidar com as emoções: pessoas que têm alexitimia. 

A alexitimia é uma desordem neurológica em que a pessoa tem uma dificuldade em reconhecer suas emoções e como consequência apresentam dificuldade na comunicação, pois são incapazes de compartilhar o que estão sentindo. 

Seus sentimentos se confundem com dor ou outras sensações físicas no corpo. Entre suas características destacam-se: 

  • Incapacidade de descrever o que sente;
  • Dificuldade em identificar as emoções;
  • Ausência de fantasias.

Embora seja um transtorno complexo, o paciente que busca o suporte na terapia é beneficiado com a melhora do quadro e como lidar consigo mesmo e com as pessoas a sua volta. 

A busca pela saúde mental e emocional é uma tarefa desafiadora, sobretudo atualmente, onde as redes sociais contribuem para infinitas comparações entre as pessoas. Seja no estilo de vida, nos bens que possui ou na aparência física. Portanto, é essencial que se busque bons hábitos, e caso esteja passando por dificuldades, evitar o isolamento e buscar ajuda de familiares, amigos ou de profissionais especializados.