Cuidados com os olhos: doenças mais comuns

Os olhos, assim como outras partes do corpo, têm suas funções comprometidas por fatores genéticos, estilo de vida e alimentação. Por isso, algumas pessoas já nascem ou desenvolvem ao longo do tempo problemas oculares que podem interferir na qualidade de vida. Confira abaixo cuidados com os olhos, as doenças mais comuns e seus tratamentos.

Astigmatismo

O astigmatismo caracteriza-se pela dificuldade do sistema óptico em formar um ponto focal na retina. Essa dificuldade é ocasionada por diferenças nas superfícies refrativas do globo ocular e tornam a visão distorcida e irregular, como se tivesse uma sombra ao redor de objetos e pessoas, além da dificuldade para a leitura de longe ou perto.

O astigmatismo não pode ser prevenido, mas o diagnóstico precoce ajuda na prevenção de complicações e no agravamento da doença. O erro refrativo pode ser corrigido com o uso de lentes de contato e óculos, mas alguns pacientes podem necessitar da cirurgia refrativa.

Miopia

A miopia é um erro refrativo em que pessoas têm problemas de enxergar objetos muito próximos. A dificuldade pode estar relacionada a algum tipo de deformação no globo ocular ou acomodação no cristalino.

A correção da miopia é realizada com o uso de óculos ou através de cirurgia (cirurgia de miopia LASIK ou PRK) ou lentes intraoculares.

Hipermetropia

Na hipermetropia, as imagens formam-se atrás da retina e com isso as pessoas com erro refrativo não conseguem focar em imagens mais próximas. As causas da doença podem estar relacionadas às formas da córnea que são mais planas ou quando o olho é demasiado curto.

O tratamento da hipermetropia pode ser feito com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Estrabismo

O estrabismo ou vesguice é o desvio do alinhamento dos olhos. Isto é, quando eles apontam em direções diferentes. O estrabismo pode ser convergente quando os olhos desviam para dentro, divergentes quando desviam para fora ou vertical quando um olha tem a direção para cima e outro para baixo.

O estrabismo tem uma característica diferente de outras doenças, já que ele pode ser de forma constante ou intermitente quando desvia em algumas ocasiões. O estrabismo pode ser corrigido com o uso de óculos, toxina botulínica, exercícios ortópticos, cirurgia de estrabismo e óculos com prisma (lentes capazes de melhorar a visão).

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (parte branca do olho) caracterizada por uma dilatação vascular ou infiltração celular. A inflamação pode ter origem em um processo infeccioso ou alérgico.

Cuidados com os olhos redobrados com a higiene ajudam no tratamento da inflamação. O uso de compressas de gelo com água filtrada, soro fisiológico e colírios lubrificantes colaboram para evitar uma piora dos sintomas.

Catarata

Catarata é a opacidade do cristalino, membrana que reveste os olhos e se não for diagnosticada e tratada pode causar cegueira.

Algumas doenças podem estar relacionadas ao aparecimento da doença, as mais frequentes são doenças relacionadas ao uso de medicamentos, substâncias tóxicas, doenças do metabolismo e doenças oculares.

O diagnóstico é fundamental para evitar a progressão da doença. Fique atento aos sinais de sensibilidade à luz, alteração nas cores e sensação de visão “nublada”. A doença atinge principalmente pacientes da terceira idade e o tratamento mais adequado é o cirúrgico em que o paciente receberá uma prótese de lente intraocular que substituirá o cristalino

Terçol

O terçol ou hordéolo é uma infecção que ocorre nas pálpebras ocasionada por bactérias. Uma pessoa com terçol sente suas pálpebras inchadas, apresenta nódulos na região, vermelhidão e dores ao movimentar os olhos.

A doença é ocasionada por um excesso de oleosidade na base dos cílios, blefarite (inflamação nas pontas da pálpebra), meibomite (inflamação das pálpebras) e até pela remoção incorreta da maquiagem.

A infecção não é transmissível e recomenda-se o uso de compressas com bolsas de água morna ou gel, permanecendo cerca de 15 minutos por até cinco vezes ao dia, além do uso de pomadas antibióticas com recomendação do médico.

Consulte sempre seu médico oftalmologista ao sentir qualquer desconforto ocular. A Sociedade Brasileira de Oftalmolpediatria recomenda que a primeira consulta oftalmológica das crianças seja realizada logo no primeiro ano de vida a fim de verificar possíveis problemas oculares.

Infinity Doctors

O app Infinity Doctors é uma plataforma voltada para o atendimento médico por meio da telemedicina. No app, é possível encontrar diversos recursos para a marcação de consultas online: agendamento de consultas, histórico médico do paciente, chat para atendimento, prescrições na plataforma e pagamento no próprio aplicativo.

Com o app, você pode escolher o melhor dia, horário, pagar todas suas consultas com cartão de crédito e não gastar tempo no deslocamento.

Verifique ainda no menu consultas, as marcações que estão próximas, pendentes, passadas ou canceladas. Escolha a especialidade médica, filtre suas consultas por região e valor. É simples, prático e muito rápido.

Baixe o app nas lojas Google Play ou App Store.