Dor no umbigo x problemas de saúde

Já sentiu dor no umbigo? O umbigo tem sua principal função na comunicação entre o feto e a mãe, pois é a partir dele que o bebê recebe todos os nutrientes que seu corpo precisa por meio dos alimentos que a gestante consome. Mas depois que nascemos, o umbigo cumpre seu papel e torna-se uma cicatriz em que é preciso manter a higiene e cuidados, assim como outras partes do corpo. 

No entanto, essa região do corpo também esconde sintomas de algumas doenças. Confira as principais abaixo: 

Você já olhou seu umbigo hoje?

Pode parecer egocentrismo, mas na verdade prestar atenção no seu umbigo, no desconforto ou dores na região, às vezes, pode ajudar a evitar problemas como alterações no intestino, inflamações, apendicite, gastroenterite e até hérnia. 

As dores nem sempre são do umbigo e, em alguns casos, estão ligadas a órgãos do abdômen ou próximas à região dando a sensação de que a dor vem do umbigo. Apenas com uma análise clínica ou consulta médica, será possível obter um diagnóstico preciso do problema e tratá-lo o quanto antes. 

Seguem abaixo alguns exemplos: 

Isquemia intestinal 

A isquemia intestinal é uma condição em que há ausência ou a diminuição do fluxo sanguíneo que vai para o intestino. Esse problema causa a obstrução das artérias que podem resultar em uma isquemia aguda, crônica ou das veias viscerais, que podem afetar o umbigo e provocar intensas dores na região. A isquemia intestinal está relacionada a alterações na coagulação, trombose, embolia, inflamações, infecções ou ter consequências pelo uso de drogas, que podem gerar diversas lesões no intestino. 

Pancreatite 

A pancreatite é uma doença inflamatória que tem como principal causa a inflamação do pâncreas. Em casos mais leves, sua recuperação é rápida e pode levar até uma semana de tratamento através da reposição de líquidos. Entre os principais sintomas estão náuseas, febre e vômitos e em casos graves pode ocorrer a falência de órgãos. 

Colecistite 

Doença causada pela obstrução da vesícula biliar, órgão próximo ao fígado e que ajuda na digestão das gorduras do intestino. Seu principal sintoma é uma forte cólica, acompanhada de náuseas, vômitos e febre em alguns pacientes.

Gastroenterite

A gastroenterite é uma infecção gastrointestinal ocasionada por diversas bactérias, vírus, protozoários ou fungos, responsáveis por alterar a função intestinal ocasionando problemas como diarreias, intoxicações alimentares e vômitos. 

Prisão de ventre 

Quem sofre com dores de prisão de ventre pode sentir também certo desconforto no umbigo. Isso ocorre por conta do aumento de gases e pressão no intestino ocasionado pelo excesso de fezes. Para evitar o problema, beba muita água e consuma alimentos ricos em fibras. 

Apendicite 

A apendicite é uma inflamação do apêndice, órgão que fica localizado na parte direita do abdômen e tem como uma das suas principais funções a formação das fezes. Uma das principais causas da inflamação do apêndice são infecções gastrointestinais, retenção de gordura e restos fecais. A apendicite pode causar febre, perda de apetite, inchaço no abdômen, vômitos, prisão de ventre e dores abdominais. 

Síndrome do intestino irritável 

Caracteriza-se por um desconforto intestinal em que a pessoa sente muitas dores no abdômen, constipação, diarreia e flatulência. O problema pode impactar a qualidade de vida do paciente, já que os distúrbios provocam transtornos nas funções intestinais. Para um diagnóstico preciso da doença, é essencial a avaliação do histórico clínico do paciente, além dos riscos e benefícios de um tratamento farmacológico para o indivíduo. 

Hérnia umbilical 

Condição em que há um deslocamento na parede abdominal, e uma parte do intestino ou outro órgão dessa região ultrapassa o abdômen e provoca intensas dores no local. Esse tipo de hérnia é frequente em bebês, mas também ocorre em adultos e suas principais causas estão relacionadas à obesidade, cirurgia do abdômen, diálise peritoneal, fluidos presentes no umbigo e gravidez.

Úlcera gástrica

A úlcera gástrica é um tipo de ferida que atinge a parede do estômago e provoca vômitos, sangramentos, náuseas e dores abdominais. A doença se desenvolve quando o ácido presente no estômago prejudica as paredes do sistema digestivo. Muitas causas podem estar ligadas ao desenvolvimento da úlcera gástrica, sobretudo fatores genéticos, uso de analgésicos ou bactérias que podem atingir a região do estômago. 

Diverticulite

Inflamação que atinge as paredes do intestino e costuma ser frequente a partir dos 40 anos trazendo sintomas que provocam dores abdominais, febre, náuseas e sangue nas fezes. O tratamento da diverticulite inclui a prescrição de dieta específica e uso de fármacos com o objetivo de reduzir a inflamação. 

Obstrução intestinal

A obstrução intestinal pode acometer o intestino de forma parcial ou completa impedindo que os alimentos transitem normalmente pelo intestino. Entre as principais causas estão hérnias, tumores ou ainda doenças que impactem a região, entre elas a diverticulite, isquemia do intestino, impactação fecal e outras. O principal sintoma da obstrução intestinal é a impossibilidade do indivíduo eliminar as fezes ou gases, mas há ainda sintomas como dores abdominais, náuseas e vômitos. É importante sempre buscar o diagnóstico e opinião médica para realizar o quanto antes o tratamento da obstrução, antes que o caso se agrave.