Você sabe o que é gordura no fígado?

O fígado é um dos principais órgãos do corpo humano e é responsável pelo processamento dos alimentos e eliminação de substâncias nocivas. Considerado o segundo maior órgão do corpo, nele é produzida a bile, secreção responsável pela digestão e absorção das gorduras. Com a gordura no fígado ou esteatose hepática, o órgão não consegue cumprir suas funções vitais e começa a acumular gordura progressivamente, provocando diversos problemas à saúde.

O que é? 

A esteatose hepática ou gordura no fígado ocorre quando o fígado apresenta diversos níveis de inflamação e as células sofrem com o acúmulo de gordura. 

A doença atinge principalmente as mulheres e está ligada a fatores de risco como diabetes, obesidade, pressão alta, colesterol alto, sobrepeso e perda brusca de peso.

O que é esteatose hepática grau 1? 

A esteatose no nível 1 caracteriza-se quando a gordura presente no fígado ainda não provoca sintomas ou qualquer mal-estar no paciente. 

O que é esteatose hepática grau 2 ou não alcoólica? 

Já nesse nível da doença, o fígado apresenta inflamações que comprometem seu funcionamento e provocam dores abdominais e barriga inchada. 

O que é esteatose hepática grau 3 ou fibrose hepática? 

Ocorre com a inflamação do fígado e dos vasos sanguíneos sem impedir o funcionamento do órgão.

O que é esteatose hepática grau 4 ou cirrose hepática? 

Inflamação que causa a redução no tamanho do fígado. A doença quando não tratada pode evoluir para quadros de câncer ou ainda pode haver a necessidade de transplante do órgão. Nesse grau da doença, as células não conseguem se regenerar e apresentam nódulos capazes de bloquear a circulação sanguínea. 

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

Em alguns casos a doença não apresenta sintomas, mas em estágios mais avançados os pacientes podem sentir:

  • dores no abdômen;
  • dor no hipocôndrio direito (superfície da parede abdominal);
  • fadiga;
  • indisposição;
  • dores de cabeça frequentes;
  • barriga inchada;
  • falta de apetite;
  • fraqueza.

Quais são os sinais de problemas no fígado?

Além dos sintomas citados acima, outros sintomas podem estar relacionados a problemas no fígado, entre os mais comuns estão pele e olhos com aspecto amarelado, urina com tom acentuado e fezes mais claras.

O que acontece quando o fígado está inflamado?

Dores abdominais e inchaço são queixas comuns de quem está com o fígado inflamado. O problema pode ser uma complicação da inflamação das células, abuso de álcool, doenças hepáticas que provocam lesões no fígado ou cirrose hepática.

Qual exame detecta gordura no fígado?

O diagnóstico da doença é realizado por meio da realização de exames laboratoriais e de imagem. Um dos mais indicados para o diagnóstico é o hepatograma completo, responsável por avaliar os aspectos da saúde do fígado e das vias biliares, além de avaliar o AST (aspartato aminotransferase), ALT (alanina aminotransferase), GGT (gama glutamil transpeptidase), tempo de protrombina, albumina, lactato desidrogenase e bilirrubina. 

Gordura no fígado tem cura?

Sim, a gordura no fígado tem cura. Mas o tratamento e resposta será realizado segundo as características de cada paciente e estágio da doença. Seguindo as recomendações médicas, o paciente poderá ter uma vida saudável e evitar as complicações da doença. 

Tratamento

O tratamento poderá incluir o uso de alguns medicamentos a fim de recuperar a saúde do órgão e evitar as dores em casos em que a doença tenha progredido. No entanto, entre as principais recomendações está a mudança no estilo de vida. 

Como prevenir? 

Para prevenir a gordura no fígado, é importante seguir algumas recomendações e mudanças no estilo de vida, sobretudo nos hábitos alimentares e no combate ao sedentarismo. 

  • Procure manter seu peso saudável de acordo com sua altura e idade. Dietas da moda ou alimentação muito restritiva podem provocar efeito sanfona e, ao mesmo tempo que emagrecem rápido, a pessoa pode recuperar o peso. 
  • Beba com moderação. O uso do álcool em excesso pode ser um efeito agravante para o desenvolvimento de doenças no fígado. 
  • Prefira o consumo de vegetais, legumes e frutas e procure evitar a ingestão de alimentos ricos em açúcar refinado, embutidos e industrializados. 

O que a gordura no fígado pode causar?

A doença causa algumas complicações de saúde, entre as mais frequentes estão problemas como:

  • obesidade;
  • colesterol alto;
  • resistência à insulina;
  • diabetes;
  • hepatite B e C;
  • triglicérides alto;
  • ganho ou perda de peso.

Qual o melhor exercício para quem tem gordura no fígado?

Os exercícios mais indicados para combater a doença são aqueles que promovem a perda da circunferência abdominal e ajudam na melhora da resistência à insulina. Por isso, a caminhada, corrida, bicicleta e natação são ótimos aliados. 

Quais exames pedir para medir a função hepática?

Ao solicitar exames médicos para o diagnóstico de doenças presentes no fígado, os exames de sangue mais indicados serão: TGO (Transaminase glutamato oxalacética), TGP (Transaminase glutâmico pirúvica), GAMA GT e fosfatase alcalina. 

A qualquer sinal de desconforto e alguns dos sintomas citados, busque diagnóstico médico e não se automedique.