Gravidez fora do período fértil: o que você precisa saber? 

O sistema reprodutor feminino é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, o útero e a vagina. Para que a mulher possa engravidar, todo mês ocorre o período fértil por meio da ovulação, quando os ovários se encaminham à tuba uterina. 

Nessa fase, mulheres que tiveram relações sexuais podem engravidar, caso não estejam fazendo uso de contraceptivos hormonais ou de outros métodos contraceptivos.

Ciclo menstrual 

O período fértil nada mais é quando a mulher tem mais chances de engravidar durante o mês. Para isso, é importante entender o seu ciclo menstrual, pois é a partir dele que será feito o cálculo do período fértil. 

O período fértil ocorre sempre do início da menstruação até o começo da próxima. Portanto, se o seu período fértil tem um período regular de 28 dias, você pode considerar que o seu período mais fértil será na metade do ciclo. 

Como calcular?

Para ajudar no cálculo, você precisa contar 14 dias do início da sua menstruação e somar 3 dias antes e 3 dias depois para identificar um intervalo de tempo em que esteja mais fértil. Para mulheres que possuem um ciclo regular da menstruação, a conta fica mais fácil, pois existe uma data definida para início e término. 

Sintomas do período fértil 

O corpo feminino já apresenta alguns sinais quando está pronto para iniciar uma gestação. Confira os principais sintomas:

  • Secreção vaginal transparente;
  • Acne;
  • Aumento da libido;
  • Dor nas mamas;
  • Instabilidade emocional;
  • Temperatura corporal elevada;
  • Dor no baixo ventre ou pelve;
  • Melhora do humor.

Qual a diferença do período fértil e ovulação? 

O período fértil corresponde ao período em que a mulher passa a ter mais chances de engravidar. Já na ovulação os ovários liberam um óvulo maduro para fecundação do espermatozoide. Em outras palavras, o período fértil é o período próximo à ovulação da mulher. 

Para que a mulher tenha reais chances de engravidar, é preciso sempre considerar aspectos como a sobrevivência do óvulo e espermatozoide no organismo feminino. 

A mulher pode engravidar fora do período fértil? 

Para que isso ocorra, a mulher precisa ter tido relações sexuais antes do período da ovulação ou no dia em que há a liberação do óvulo. Porém, existem mulheres que não têm períodos regulares na menstruação e isso pode acabar favorecendo a fecundação do óvulo, além do tempo de sobrevida do espermatozoide no sistema reprodutor feminino, que chega a durar de três a cinco dias. 

Dor no pé da barriga no período fértil é normal?

A dor no baixo ventre ou pelve é perfeitamente normal, já que nessa fase o óvulo é liberado cerca de 14 dias antes da menstruação e com isso a membrana ou células foliculares que protegem o óvulo se descolam podendo levar as mulheres a sentir dores de cólicas.

Colo do útero no período fértil

Durante a fase em que a mulher está mais propensa a engravidar, o útero sofre transformações para a chegada de um bebê.  

Para entender melhor como funciona, é preciso compreender a anatomia do órgão, integrante do sistema reprodutor feminino, que é composto pelo corpo do útero, fundo e colo uterino. 

No período fértil, o colo do útero se acomoda e pode ficar mais alto e com uma abertura maior a fim de facilitar a fecundação do óvulo e gerar a gravidez.

Quais os sinais de que o óvulo foi fecundado?

Alguns sinais podem indicar que o óvulo foi fecundado pelo espermatozoide, entre eles os mais frequentes são:

  • Cólicas abdominais;
  • Corrimento rosado;
  • Fadiga e sonolência;
  • Seios doloridos.

A mulher pode engravidar fora do período fértil com coito interrompido?

O coito interrompido ainda é umas das formas anticoncepcionais muito utilizadas, mas não é considerado o método mais eficaz e seguro para prevenir uma gravidez. Já que, para a fecundação não ocorrer, é preciso ter certeza que o pênis será retirado do canal vaginal antes da ejaculação e antes do líquido pré-seminal. 

Por isso, esse método contraceptivo não é o mais recomendado não só a fim de evitar a gravidez como a contaminação por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Quanto tempo leva para que o óvulo seja fecundado após a relação? 

Após a relação sexual, a fecundação do óvulo ocorre cerca de 3 a 4 dias. No entanto, caso o espermatozoide não sobreviva, o óvulo não esteja nas condições ideais para a fecundação ou a mulher não tenha tido relações sexuais, o óvulo se desfaz e é expelido na menstruação. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o exame do Papanicolau é o mais indicado para identificar possíveis alterações no colo do útero. 

Consulte sempre seu ginecologista e faça regularmente exames ginecológicos para identificar possíveis problemas no útero e ovários, além de cistos, tumores e outros exames preventivos e essenciais à saúde.

Confira também os exames mais solicitados para a saúde feminina e em quais situações são mais indicados.