Labirintite: O que é e como tratar?

A labirintite é uma condição em que ocorre a inflamação ou irritação do ouvido interno. Esse ouvido interno é denominado labirinto e está localizado na região interna da orelha. Ele é responsável pela noção de equilíbrio e pela audição.

O termo “labirinto” é usado para descrever uma série de estruturas do ouvido interno, incluindo o labirinto ósseo e o labirinto membranoso. O labirinto ósseo é composto por ossos, enquanto o labirinto membranoso é feito de uma série de membranas finas e flexíveis. Ambas as partes são essenciais para o funcionamento do ouvido.

Quais são os sintomas da labirintite?

Os sintomas da labirintite podem não se apresentar da mesma forma para todas as pessoas. Isso ocorre porque os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção/irritação e a duração em que ela se encontra. Confira os principais sintomas:

  • Vertigem: sensações de movimento, mesmo quando se está parado, podem causar desconforto. Isso inclui a sensação de que tudo está girando, o que provoca outro sintoma comum: a tontura e o desequilíbrio.
  • Náuseas: quando sintomas de vertigem e tontura são comuns, as pessoas costumam sentir também náuseas. Uma sensação de desconforto no estômago que causa enjoo e vontade de vomitar.
  • Desequilíbrio: algumas pessoas com labirintite sentem dificuldade para se equilibrar, o que compromete sua segurança no dia a dia e pode levar a quedas e tropeços.
  • Dificuldades na audição: um dos sintomas da labirintite são problemas na audição, que podem provocar perda auditiva temporária ou zumbido nos ouvidos.
  • Concentração afetada: sintomas como vertigem, tontura e zumbido no ouvido afetam a capacidade de concentração e atrapalham as atividades diárias comuns.
  • Pressão no ouvido: outro sintoma relatado é a sensação de pressão no ouvido, que pode afetar aqueles que têm labirintite.
  • Problemas na coordenação motora: algumas atividades podem ser comprometidas, incluindo a coordenação motora, devido à dificuldade em manter o equilíbrio do corpo.

Quais são as causas da labirintite?

As causas da labirintite podem variar e incluem fatores como infecções, distúrbios circulatórios e outras condições. Aqui estão algumas das principais causas:

  • Infecções Virais e Bacterianas: infecções virais, como resfriados e gripes, e infecções bacterianas podem levar à inflamação do ouvido interno, causando labirintite. Os vírus e bactérias podem afetar regiões sensíveis do corpo, como o ouvido interno.
  • Inflamações não Infecciosas: além de infecções, inflamações podem ser desencadeadas por alergias, condições inflamatórias e doenças autoimunes, contribuindo para o desenvolvimento da labirintite.
  • Distúrbios Circulatórios: distúrbios circulatórios, como a aterosclerose, pressão alta e distúrbios vasculares, podem reduzir o fluxo sanguíneo para o labirinto, levando a uma falta de oxigênio e nutrientes nas células do ouvido interno.
  • Distúrbios Metabólicos: condições como diabetes podem afetar o fluxo sanguíneo para o ouvido interno, causando disfunção no labirinto.
  • Lesões na cabeça: lesões na cabeça, resultantes de acidentes, podem danificar o ouvido interno e o labirinto, levando a inflamações e irritações nesta região.
  • Distúrbios Autoimunes: doenças autoimunes podem causar complicações no labirinto, uma vez que o sistema imunológico ataca o próprio corpo, resultando em inflamações no ouvido interno e sintomas de labirintite.
  • Uso Excessivo de Álcool e Drogas: o abuso de álcool e drogas pode afetar o ouvido interno e o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio. Isso ocorre devido aos efeitos tóxicos dessas substâncias nas células, à desidratação, aos danos nos nervos auditivos e ao agravamento de doenças preexistentes.
  • Refluxo Gastroesofágico (RGE): embora não haja uma relação direta, alguns pacientes com RGE crônico podem apresentar sintomas semelhantes aos da labirintite, o que pode causar confusão no diagnóstico.
  • Exposição a Agentes Tóxicos: a exposição a substâncias tóxicas pode afetar o ouvido interno e desencadear sintomas de labirintite.

Como é feito o tratamento para labirintite?

O tratamento da labirintite varia de acordo com os sintomas individuais de cada paciente e a presença de condições médicas preexistentes. Algumas das abordagens mais comuns incluem:

Identificação de Condições Semelhantes: é fundamental identificar doenças que possam compartilhar sintomas semelhantes com a labirintite. Isso inclui enxaqueca vestibular, neurite vestibular, doença de Menière, síndrome de Ménière atípica, neoplasias intracranianas, distúrbios do sistema nervoso central, distúrbios metabólicos, intoxicação por substâncias, distúrbios de ansiedade e infecções do ouvido médio.

Medicamentos para alívio dos sintomas: dependendo dos sintomas e da gravidade, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar os sintomas da labirintite, como tontura e náusea.

Reabilitação do sistema vestibular: a reabilitação vestibular é uma técnica que visa melhorar o equilíbrio por meio de exercícios e técnicas específicas. Essa abordagem é especialmente útil para pacientes com problemas de equilíbrio persistente.

Hidroterapia: a hidroterapia, que envolve exercícios em uma piscina sob a supervisão de um fisioterapeuta, pode ser recomendada como parte da reabilitação vestibular.

Mudanças no estilo de vida: fazer mudanças no estilo de vida, como manter uma dieta equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool e drogas, pode contribuir para o tratamento eficaz da labirintite.

Medidas de autocuidado: evitar a exposição a luzes brilhantes e ambientes ruidosos pode ajudar a reduzir os sintomas durante episódios agudos de labirintite.

O tratamento da labirintite é individualizado e depende da avaliação médica. É fundamental consultar um otorrinolaringologista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Além disso, é importante o acompanhamento médico para monitorar a melhora dos sintomas e fazer ajustes no tratamento, conforme necessário.