Lesões musculares mais comuns em atletas

Quem pratica alguma atividade física está sujeito a lesões musculares, mas você sabe quais são as mais frequentes entre os atletas? As dores podem ocorrer pela falta de alongamentos ou até pela realização inadequada do esporte em excesso, por exemplo.

Antes de iniciar qualquer exercício, é importante conhecer os limites do seu corpo, pois algumas lesões podem ser evitadas quando se sabe as áreas que estão mais propensas a desgastes.

Tipos de lesões musculares 

Contusão

A contusão ocorre quando há uma lesão nas camadas musculares e nos tecidos. Em geral, acontece durante a atividade física provocada por algum tipo de impacto ou trauma. É muito comum que a lesão seja acompanhada por um hematoma e, na maior parte dos casos, seus impactos são superficiais, podendo ser tratados com descanso, compressas de gelo e elevação das áreas que foram afetadas na atividade. Caso a lesão seja mais profunda, será necessário buscar o diagnóstico de um ortopedista. 

Distensão muscular

Na prática, a lesão ocorre por uma lesão na fibra do músculo que foi alongado além do seu comprimento, o que gera a contração no músculo e filamentos. Os exercícios de alongamento são essenciais para evitar esse tipo de problema, já que preparam e renovam o colágeno para suportar esse tipo de esforço estrutural. Este tipo de lesão muscular é muito comum entre os jogadores de  futebol e futsal.

Tendinite

A tendinite é uma inflamação no tendão — estruturas fibrosas responsáveis por transmitir a força dos músculos para os ossos. A lesão acontece devido ao excesso de repetições dos músculos e atinge com frequência os ombros, punhos, cotovelos, calcanhares e joelhos. 

Ruptura de ligamento 

A ruptura do ligamento compromete o treino dos atletas devido a uma distensão dos ligamentos. Isto é, um tecido capaz de ligar um ao outro e proporcionar a estabilidade da articulação durante os exercícios. Esse tipo de lesão costuma acontecer devido aos movimentos bruscos ou uma posição em que a pessoa ainda não tenha muita estabilidade.

Redução articular 

Mudança provocada em algum eixo de uma das articulações. Geralmente ocorre após um forte impacto capaz de movimentar o osso de seu lugar original durante o exercício. Quando um atleta sofre com esse tipo de problema, recomenda-se buscar imediatamente ajuda médica a fim de que o osso possa ser recolocado no lugar e a mobilidade do paciente seja restabelecida. 

Lombalgia

Dor com origem na região lombar, localizada na região abaixo da margem costal e acima da dobra em que ficam os glúteos. A dor pode ser central ou lateral e irradiar-se pelas regiões das pernas, coxas e nádegas, além da sensação frequente de peso nas pernas. 

Bursite 

As bursas são pequenas bolsas localizadas na região entre tendões, músculos e ossos, que quando inflamam, dá-se o nome de bursite (ite= inflamação). A lesão atinge com frequência as regiões dos ombros, quadril, pés, cotovelos e joelhos. Em atletas, a lesão está relacionada ao uso excessivo de determinadas articulações. 

Traumatismo craniano 

Lesão que atinge o crânio, após forte queda ou impacto. Seus principais sintomas estão relacionados a períodos de inconsciências breves, confusão mental, dores de cabeça, vertigem e alterações cognitivas. Algumas lesões podem não apresentar consequências a longo prazo, mas é essencial o acompanhamento médico e análises clínicas para avaliar as condições do atleta após o acidente. 

Fratura de stress 

Esse tipo de lesão ocorre quando os ossos apresentam a incapacidade de realizar a repetição de determinadas atividades. Dependendo do nível de esforço empregado no exercício, pode ocorrer o acúmulo progressivo de falhas nos ossos, dificultando seu desenvolvimento apropriado. A fratura de stress costuma atingir atletas pela mudanças exigidas nos treinos a fim de melhorar a performance nas competições, doenças metabólicas ósseas, osteoporose ou isquemia óssea. 

Cãibras 

Durante as atividades físicas, como corpo exige muito esforço dos músculos, em algum momento pode ocorrer a fadiga desse músculo e nessa fase são liberadas enzimas que tornam o sangue mais ácido e dificultam a oxigenação muscular o que favorece o surgimento das cãibras. Sugere-se uma dieta equilibrada em nutrientes e que contenha potássio para ajudar na prevenção de câimbras.

Como evitar lesões:

  • Alongamento muscular

Quem pratica qualquer tipo de atividade física, sabe da importância do alongamento muscular antes e depois dos exercícios. O alongamento tem como objetivo o aumento da mobilidade muscular e flexibilidade articular e é essencial para uma boa realização dos treinos e performance do atleta. 

  • Aquecimento muscular 

Para ajudar na performance do atleta, o aquecimento é muito utilizado, seja ele o aquecimento ativo ou passivo. O primeiro é uma estratégia utilizada por meio de pequenos movimentos capazes de aumentar a temperatura do corpo, já o aquecimento passivo é utilizado com fontes como ducha, massagem e até por meio de diatermia (realizado através de ondas eletromagnéticas associadas ao calor).  

O aquecimento muscular possui inúmeros benefícios, entre eles está sua capacidade de redistribuir o sangue por todo o corpo favorecendo a irrigação dos músculos, além de contribuir para uma temperatura ideal do corpo durante as atividades. 

  • Orientação profissional

É muito importante, antes de iniciar qualquer atividade, procurar orientação de quem entende realmente do assunto,como profissionais de educação física, por exemplo, a fim de evitar possíveis lesões ou até forçar algum músculo em movimentos que você pode apresentar dificuldades em executar.