Menstruação precoce: causas e tratamento

A síndrome pré-menstrual (SPM) ou menstruação precoce ocorre quando as meninas menstruam antes dos 8 anos e vários fatores podem colaborar para que isso aconteça. Quando uma jovem menstrua antes do tempo considerado ideal (idade de 9 a 15 anos), ela pode sentir importantes impactos não somente na saúde física, mas também emocional e psicológica (como por exemplo, alteração da concentração na escola), além da qualidade de vida como um todo.

Sinais de menstruação precoce

A primeira menstruação acontece, na maior parte das vezes, de maneira inesperada. Porém, algumas semanas antes de menstruar pela primeira vez,  pode ocorrer o surgimento de uma secreção de cor amarelada.

Os sintomas mais frequentes de menstruação precoce são dores abdominais, aumento das mamas, inchaço, irritabilidade e maior sensibilidade mamária. 

Possíveis causas 

A adolescência é uma fase em que o corpo passa por diversas transformações, sobretudo mudanças hormonais. Nem todas as meninas que menstruam precocemente têm uma possível causa, porém algumas delas apresentam:

– Obesidade infantil;

– Lesões com origem no ovário (cistos foliculares ou neoplasia);

– Hipotiroidismo;

– Meningite;

– Encefalite;

– Síndrome de McCune-Albright.

Consulta médica 

Nessa fase, é muito importante que essa jovem tenha acompanhamento médico para entender as alterações que o corpo está passando, e se existe algo que necessita de diagnóstico e tratamento. Durante a análise clínica, o profissional avaliará o histórico de saúde da paciente e solicitará exames para avaliar aspectos como os hormônios e a situação do útero. 

Tratamento para menstruação precoce 

O tratamento indicado para a jovem será avaliado caso a caso, podendo ser indicados hormônios que façam essa menstruação regredir. Uma menina exposta cedo demais à menstruação precisa lidar com questões que interferem no seu psicológico e consequentemente,  no seu comportamento. Por isso, o apoio dos pais e familiares é fundamental. 

Puberdade precoce feminina

O diagnóstico de puberdade precoce se dá quando ela acontece antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos. Para o diagnóstico correto, alguns exames serão solicitados pelo médico a fim de medir o avanço da velocidade de crescimento, da idade óssea, além da medição de hormônios como FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante).

Importante destacar que nem todas as meninas ou meninos que iniciaram a puberdade antes da fase considerada ideal irão precisar de tratamento. Um médico avaliará se houve anormalidades endócrinas ou metabólicas, que necessitarão de acompanhamento. 

A puberdade precoce feminina pode trazer algumas consequências, entre elas o comprometimento da estatura, hiperplasia adrenal congênita (distúrbio que afeta as glândulas suprarrenais) e ainda a relação com a resistência à insulina, obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2.

Telarca

A telarca é um dos primeiros sinais de desenvolvimento feminino e marca o desenvolvimento dos seios, que ocorre entre os 8 e 13 anos. Outro sinal da puberdade é a pubarca que caracteriza o surgimento dos pelos pubianos e nas axilas. Tanto a telarca quanto a pubarca podem ocorrer precocemente nas meninas. 

Por que é importante o tratamento?

Quando se faz necessário, o tratamento da puberdade precoce pode prevenir problemas como a baixa estatura e problemas hormonais que essa criança venha a desenvolver prematuramente. Além disso, as crianças que se desenvolvem mais cedo precisam lidar com aspectos sociais e emocionais na escola e com os amigos, que acabam influenciando seu comportamento.

Maturação óssea na puberdade precoce 

Um dos problemas frequentes na puberdade precoce é a maturação óssea. Isso porque muitos jovens têm comprometimento no desenvolvimento ósseo devido à ação dos hormônios sexuais que são estimulados antes do tempo.  

Descobrir o quanto antes falhas na maturação óssea colabora para que essa menina possa ter o pleno desenvolvimento dos ossos sem comprometer questões ligadas à sua estatura e crescimento. 

Tipos de puberdade precoce 

A puberdade precoce pode ser dividida em puberdade precoce central, puberdade precoce periférica e puberdade incompleta e apresentam características diferentes:

Puberdade precoce central:sua principal característica é a liberação de hormônios sexuais, como a gonadotrofina coriônica humana. Nas meninas, por exemplo, permite o desenvolvimento das características femininas como os seios, pelos pubianos e a menstruação

Puberdade precoce periférica: o estrogênio, testosterona e hormônios andrógenos aqui se desenvolvem de maneira independente, sem o estímulo da gonadotrofina. Esse estímulo é responsável por desenvolver características sexuais secundárias. Por isso, na puberdade precoce periférica o desenvolvimento das características dependerá de qual hormônio será produzido visto que homens e mulheres são capazes de produzir estrogênio, andrógenos e testosterona. Alguns jovens podem apresentar inclusive maior crescimento de pelos e surgimento de acne.

Puberdade incompleta: nesse tipo de puberdade, a principal característica é a ausência de alguns aspectos que são desenvolvidos durante a puberdade precoce. Algumas jovens podem não apresentar prematuramente o desenvolvimento das mamas, desenvolvimento de pelos ou acne.

Diagnóstico 

Os exames indicados para o diagnóstico irão avaliar o crescimento ósseo e a ação dos hormônios sexuais. Em uma análise clínica poderão ser solicitadas radiografias, medições de níveis hormonais e, em alguns casos, poderão ser solicitados exames como a ultrassonografia pélvica e adrenal.