Qual a diferença entre um AVC é um aneurisma?

O aneurisma e o derrame são problemas com origem em alguma obstrução nas veias ou artérias do corpo. Eles são capazes de interferir na qualidade de vida do paciente, sobretudo quando há a evolução do quadro clínico sem o devido diagnóstico. 

O que é o aneurisma? 

O aneurisma é a denominação usada para quando ocorre uma dilatação ou inchaço em veias ou artérias. O inchaço ocorre devido a um enfraquecimento das veias e, em alguns casos, com ocorrência de hemorragias internas ou até mesmo a morte. 

Quais os sintomas do aneurisma?

Os sintomas do aneurisma irão depender do local em que ele ocorre e do desenvolvimento da doença. Além disso, alguns aneurismas podem não apresentar sintomas perceptíveis no dia a dia. Fique atento nos casos de:

  • Intensas dores de cabeça;
  • Dores no pescoço;
  • Visão embaçada ou turva;
  • Fraqueza ou perda dos movimentos em um dos lados do corpo;
  • Tonturas;
  • Perda de equilíbrio;
  • Sensibilidade nos olhos e atrás do pescoço.

Quais são os tipos de aneurisma? 

O aneurisma atinge algumas partes do corpo e entre eles destacam-se os tipos:

Aneurisma cerebral – é provocado por uma dilatação incomum de uma das artérias presentes no cérebro. E em alguns casos, ocorre somente o inchaço das artérias, porém em outros pode acontecer até a ruptura de uma das veias provocando graves hemorragias. A doença atinge principalmente as mulheres com idade entre 35 e 60 anos. 

Aneurisma da aorta – A aorta é umas das artérias mais relevantes do corpo, pois ela sai do coração e leva o oxigênio para todo o organismo. 

No aneurisma da aorta ele pode atingir tanto o tórax (aneurisma da aorta torácica) como o aneurisma da aorta abdominal ou as duas regiões aneurisma toracoabdominal. A doença tem prevalência em homens na faixa etária de 60 anos.

O que fazer quando se tem um aneurisma?

O tratamento será indicado conforme a localização do aneurisma e o diâmetro da condição médica. Nos aneurismas da aorta, o tratamento mais utilizado é a técnica endovascular, que utiliza um implante semelhante ao procedimento de cateterismo. A técnica é considerada menos invasiva e possui uma recuperação mais rápida.

Já nos casos de aneurisma cerebral ou em órgãos como o abdômen é utilizada a cirurgia de revascularização e o implante de stents (tubos minúsculos e de malha expansível) capazes de manter as artérias abertas e sem obstrução. 

O que é derrame?

Derrame é um termo popular usado para descrever o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ocorre quando há uma diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo que vai para o cérebro. Essa condição médica pode ser causada devido a uma hemorragia cerebral (AVC Hemorrágico) ou pelo bloqueio ou coágulo de um vaso sanguíneo (AVC Isquêmico). 

Assim como no aneurisma, o derrame pode causar danos permanentes ou o óbito do paciente. Em geral, a doença atinge pessoas com idade acima de 45 anos e afeta mais as mulheres.

Quais são os sintomas de um derrame?

Quando o fluxo sanguíneo no cérebro é interrompido, esse extravasamento do sangue leva a consequências e danos cerebrais. Entre os sintomas mais frequentes estão:

  • Paralisia em um dos lados do corpo;
  • Dificuldade para compreender ou falar;
  • Dificuldade para enxergar;
  • Perda da coordenação motora;
  • Confusão mental;
  • Dores de cabeça intensas e vômitos.

Quais são os tipos de derrame?

O derrame se manifesta de diferentes formas:

Derrame Isquêmico – é ocasionado quando um vaso sanguíneo responsável pela irrigação do cérebro é obstruído. Isso impede a passagem de oxigênio e nutrientes para o órgão. Suas principais causas estão ligadas ao surgimento de uma trombose (coágulo do sangue no interior de um vaso sanguíneo), embolia (desprendimento do coágulo para o cérebro) ou estenose (estreitamento da artéria).

Derrame hemorrágico – caracteriza-se pelo rompimento de um vaso sanguíneo do cérebro. Suas causas estão ligadas à hipertensão arterial, traumatismo craniano, aneurisma cerebral ou outras condições ligadas aos vasos sanguíneos.

Quais são os tratamentos para derrame?

O tratamento varia de acordo com o tipo de derrame diagnosticado. 

Tratamento do derrame isquêmico – pode ser indicado a trombólise intravenosa, no qual é administrado um medicamento com o objetivo de dissolver o coágulo, ou a trombectomia mecânica, em que é inserido um dispositivo para retirar o coágulo. Além da indicação da terapia de reabilitação e controle de fatores de risco como a diabetes, controle da pressão arterial, tabagismo e colesterol. 

Tratamento do derrame hemorrágico – Nos casos mais graves, o médico recomendará uma intervenção cirúrgica a fim de aliviar a pressão presente no cérebro e o sangue acumulado. Já para casos mais leves, o tratamento consiste no uso de medicamentos ou ainda a recomendação de medidas preventivas como fisioterapia, terapia ocupacional e outros.

O que é mais grave o aneurisma ou o derrame?

Os dois são graves e preocupantes. Portanto, o quadro terá sua gravidade avaliada de acordo com a região afetada e do tamanho do aneurisma, por exemplo. 

Um aneurisma cerebral tem a possibilidade de romper uma veia e provocar uma hemorragia no cérebro. Por outro lado, o derrame provoca um interrompimento do fluxo sanguíneo que vai para o cérebro e tem consequências como danos cerebrais permanentes. Consulte um profissional da área de neurologia para a investigação dos sintomas, diagnóstico e tratamentos necessários.

A rapidez do tratamento é essencial para evitar maiores complicações e agravamento dos problemas de saúde decorrentes do aneurisma ou derrame. Além disso, pode descartar outras possíveis doenças que tenham sintomas semelhantes.