A circulação sanguínea tem como principal objetivo o transporte do sangue para o coração, que por meio do bombeamento distribui todos os nutrientes e oxigênio necessários para o funcionamento dos demais órgãos, células e tecido.
No entanto, algumas doenças podem comprometer esse funcionamento, seja por questões de origem genética, seja pelo estilo de vida.
O que é a circulação sanguínea?
A circulação sanguínea é todo movimento e transporte do sangue que acontece no corpo para que seus órgãos funcionem e consigam cumprir as funções vitais.
Qual a função da circulação sanguínea
Para que ocorra o transporte do sangue, o sistema cardiovascular depende de estruturas fundamentais para o funcionamento, entre elas o coração e vasos sanguíneos.
Coração
O coração é o principal órgão responsável pelo transporte de nutrientes na corrente sanguínea. Ele funciona como uma espécie de bomba, capaz de distribuir o sangue para todos os vasos sanguíneos. O órgão está em constante funcionamento para que seja possível realizar o transporte de nutrientes.
Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são compostos de artérias, veias e capilares sanguíneos que garantem que esse transporte possa ser feito pelo coração.
Artérias
São responsáveis por levar os nutrientes para o tecido muscular cardíaco.
Veias
As veias sanguíneas cumprem o papel de retirada de nutrientes que possam ser tóxicos para o funcionamento do metabolismo.
Capilares sanguíneos
São pequenos vasos do sistema cardiovascular que possuem a função de possibilitar a troca de substâncias presentes no sangue e células de todo o corpo.
Quais os sintomas de falta de circulação do sangue?
Alguns sinais podem indicar problemas na circulação. Confira os principais sintomas:
- Dormência;
- Formigamento;
- Inchaço nas pernas;
- Extremidades do corpo frias (mãos e pés);
- Cãibras;
- Impotência sexual;
- Dores.
Esses são alguns dos sintomas mais frequentes em pacientes com problemas circulatórios, mas ainda podem ocorrer infecções em lesões, alterações na musculatura e até alterações do funcionamento cerebral devido ao entupimento de vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de nutrientes para o cérebro.
Por que é importante ter uma circulação sanguínea saudável?
Manter a circulação saudável permite que os nutrientes cheguem a todos os órgãos, tecidos e músculos. Contudo, quando existe a deficiência de glicose e oxigênio por problemas de circulação, algumas áreas do corpo podem não funcionar corretamente provocando dores e indisposição física.
Além da dificuldade do transporte do fluxo sanguíneo, o problema circulatório pode ter origem em outros problemas de saúde.
O que provoca a má circulação do sangue?
Os sintomas têm origem em alguma doença preexistente ou estilo de vida. Os problemas mais comuns na circulação podem prejudicar a saúde das veias e artérias provocando consequências graves, caso não sejam tratados corretamente, como por exemplo:
- Varizes;
- Hipertensão arterial;
- Aneurisma;
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Trombose venosa.
Varizes
Segundo o Ministério da Saúde, as varizes são veias que sofreram algum tipo de dilatação e surgem principalmente nas pernas e coxas provocando desconforto e dores em alguns pacientes. A dilatação das veias ocorre devido ao aumento do peso, sapatos que apertam os pés, sedentarismo e ficar longos períodos na mesma posição provocando uma constante pressão nos vasos.
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial também é conhecida por pressão alta e ocorre quando a pressão se mantém entre 140 e 90 mmHg. Entre os fatores que podem provocar o problema estão o tabagismo, obesidade, estresse, consumo de sal em excesso, colesterol alto e sedentarismo.
Aneurisma
O aneurisma é a dilatação anormal das artérias e pode ter ou não sintomas. Os tipos mais comuns são o aneurisma cerebral, aneurisma da aorta renal e da aorta abdominal. Entre os principais fatores de risco para seu desenvolvimento estão o tabagismo, pressão alta, abuso de drogas que causam o aumento da pressão arterial e idade acima de 40 anos.
Acidente vascular cerebral (AVC)
O acidente vascular cerebral também é conhecido por derrame cerebral e é causado quando veias sanguíneas ou artérias sofrem algum tipo de rompimento ou entupimento. Com isso, algumas áreas do cérebro podem sofrer com modificações e ausência do fluxo sanguíneo. Os fatores de risco mais frequentes do derrame cerebral são doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, colesterol alto, abuso de drogas e álcool.
Trombose venosa
A trombose venosa é a coagulação do sangue dentro das veias sanguíneas. Essa coagulação é frequentemente causada por longos períodos em que a pessoa precisa ficar muito tempo na mesma posição, dificultando a circulação sanguínea. Além disso, a trombose venosa também tem origem após lesões ou fraturas e trombofilia (predisposição à trombose).
Diagnóstico
Para identificar problemas sanguíneos alguns exames poderão ser solicitados, entre eles:
- Eco Doppler;
- Angiotomografia;
- Angioressonância;
- Angiografia.
O que fazer para melhorar a circulação sanguínea?
Para melhorar problemas de circulação, alguns fatores quando feitos no dia a dia podem ajudar no controle dos sintomas, como: praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo, além de evitar permanecer longos períodos em uma mesma posição.
Faça sempre seu check-up vascular e fique atento a qualquer um dos sintomas mencionados.