Problemas mais comuns na circulação sanguínea

A circulação sanguínea tem como principal objetivo o transporte do sangue para o coração, que por meio do bombeamento distribui todos os nutrientes e oxigênio necessários para o funcionamento dos demais órgãos, células e tecido. 

No entanto, algumas doenças podem comprometer esse funcionamento, seja por questões de origem genética, seja pelo estilo de vida.

O que é a circulação sanguínea? 

A circulação sanguínea é todo movimento e transporte do sangue que acontece no corpo para que seus órgãos funcionem e consigam cumprir as funções vitais. 

Qual a função da circulação sanguínea

Para que ocorra o transporte do sangue, o sistema cardiovascular depende de estruturas fundamentais para o funcionamento, entre elas o coração e vasos sanguíneos. 

Coração 

O coração é o principal órgão responsável pelo transporte de nutrientes na corrente sanguínea. Ele funciona como uma espécie de bomba, capaz de distribuir o sangue para todos os vasos sanguíneos. O órgão está em constante funcionamento para que seja possível realizar o transporte de nutrientes. 

Vasos sanguíneos 

Os vasos sanguíneos são compostos de artérias, veias e capilares sanguíneos que garantem que esse transporte possa ser feito pelo coração. 

Artérias 

São responsáveis por levar os nutrientes para o tecido muscular cardíaco. 

Veias 

As veias sanguíneas cumprem o papel de retirada de nutrientes que possam ser tóxicos para o funcionamento do metabolismo. 

Capilares sanguíneos

São pequenos vasos do sistema cardiovascular que possuem a função de possibilitar a troca de substâncias presentes no sangue e células de todo o corpo. 

Quais os sintomas de falta de circulação do sangue?

Alguns sinais podem indicar problemas na circulação. Confira os principais sintomas:

  • Dormência;
  • Formigamento;
  • Inchaço nas pernas;
  • Extremidades do corpo frias (mãos e pés);
  • Cãibras;
  • Impotência sexual;
  • Dores.

Esses são alguns dos sintomas mais frequentes em pacientes com problemas circulatórios, mas ainda podem ocorrer infecções em lesões, alterações na musculatura e até alterações do funcionamento cerebral devido ao entupimento de vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de nutrientes para o cérebro. 

Por que é importante ter uma circulação sanguínea saudável?

Manter a circulação saudável permite que os nutrientes cheguem a todos os órgãos, tecidos e músculos. Contudo, quando existe a deficiência de glicose e oxigênio por problemas de circulação, algumas áreas do corpo podem não funcionar corretamente provocando dores e indisposição física. 

Além da dificuldade do transporte do fluxo sanguíneo, o problema circulatório pode ter origem em outros problemas de saúde. 

O que provoca a má circulação do sangue? 

Os sintomas têm origem em alguma doença preexistente ou estilo de vida. Os problemas mais comuns na circulação podem prejudicar a saúde das veias e artérias provocando consequências graves, caso não sejam tratados corretamente, como por exemplo:

  • Varizes;
  • Hipertensão arterial;
  • Aneurisma;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Trombose venosa.

Varizes

Segundo o Ministério da Saúde, as varizes são veias que sofreram algum tipo de dilatação e surgem principalmente nas pernas e coxas provocando desconforto e dores em alguns pacientes. A dilatação das veias ocorre devido ao aumento do peso, sapatos que apertam os pés, sedentarismo e ficar longos períodos na mesma posição provocando uma constante pressão nos vasos. 

Hipertensão arterial 

A hipertensão arterial também é conhecida por pressão alta e ocorre quando a pressão se  mantém entre 140 e 90 mmHg. Entre os fatores que podem provocar o problema estão o tabagismo, obesidade, estresse, consumo de sal em excesso, colesterol alto e sedentarismo.

Aneurisma 

O aneurisma é a dilatação anormal das artérias e pode ter ou não sintomas. Os tipos mais comuns são o aneurisma cerebral, aneurisma da aorta renal e da aorta abdominal. Entre os principais fatores de risco para seu desenvolvimento estão o tabagismo, pressão alta, abuso de drogas que causam o aumento da pressão arterial e idade acima de 40 anos. 

Acidente vascular cerebral (AVC)

O acidente vascular cerebral também é conhecido por derrame cerebral e é causado quando veias sanguíneas ou artérias sofrem algum tipo de rompimento ou entupimento. Com isso, algumas áreas do cérebro podem sofrer com modificações e ausência do fluxo sanguíneo. Os fatores de risco mais frequentes do derrame cerebral são doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, colesterol alto, abuso de drogas e álcool.  

Trombose venosa

A trombose venosa é a coagulação do sangue dentro das veias sanguíneas. Essa coagulação é frequentemente causada por longos períodos em que a pessoa precisa ficar muito tempo na mesma posição, dificultando a circulação sanguínea. Além disso, a trombose venosa também tem origem após lesões ou fraturas e trombofilia (predisposição à trombose). 

Diagnóstico 

Para identificar problemas sanguíneos alguns exames poderão ser solicitados, entre eles:

  • Eco Doppler;
  • Angiotomografia;
  • Angioressonância;
  • Angiografia.

O que fazer para melhorar a circulação sanguínea?

Para melhorar problemas de circulação, alguns fatores quando feitos no dia a dia podem ajudar no controle dos sintomas, como: praticar exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo, além de evitar permanecer longos períodos em uma mesma posição. 

Faça sempre seu check-up vascular e fique atento a qualquer um dos sintomas mencionados.