Reposição hormonal masculina: quando buscar ajuda?

Assim como as mulheres na menopausa, o homem também sofre oscilações hormonais com o passar dos anos, por isso há necessidade, em alguns casos, da reposiçãohormonal masculina. O tratamento é indicado após o diagnóstico clínico e análises laboratoriais que avaliarão se é um caso de andropausa, uma fase natural no corpo de todo homem à medida que ele envelhece. 

O que é a andropausa?

A andropausa é uma deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM) que acomete os homens, a partir dos 40 anos, e caracteriza-se pela diminuição na produção da testosterona o que traz impactos na vida sexual, familiar e no dia a dia do paciente. Esse tipo de deficiência hormonal influencia em uma série de questões e apresenta diversos sintomas que afetam o estilo de vida dos homens que sofrem com o problema. 

Sintomas da andropausa

A andropausa é conhecida popularmente como a “menopausa masculina”, bem como nas mulheres apresenta uma série de sintomas que podem incluir depressão, alterações no humor, perda da massa muscular, perda do desejo sexual, disfunção erétil e ossos frágeis. Dificuldades na concentração, memória, insônia e cansaço frequente também são alguns dos sintomas relatados por homens que passam pela andropausa masculina. 

Andropausa tratamento 

A andropausa tem uma diferença em relação à menopausa: ela não afeta todos os homens. Por isso, é fundamental realizar exames a fim de medir os níveis de testosterona e, caso seja necessário, realizar o tratamento através da reposição hormonal masculina. Um dos exames indicados é a dosagem de testosterona em que, por meio do exame de sangue, o médico avaliará os níveis do hormônio sexual masculino no paciente.

Quando utilizar o tratamento de reposição hormonal masculina?

A produção da testosterona no corpo masculino está ligada a diversos fatores e exerce influência principalmente na composição da massa muscular, na força e na libido dos homens. Após um diagnóstico clínico, caso seja identificado níveis muito baixos do hormônio, a reposição da testosterona poderá ser indicada com o objetivo de ajudar a recuperar a qualidade de vida do paciente. 

Por meio da reposição hormonal, problemas como a perda gradual da massa óssea e consequências como a osteoporose e fraturas podem ser evitados, além da melhora em aspectos como a libido e energia do paciente, afetadas pela disfunção hormonal. 

Reposição hormonal masculina natural 

É importante dizer que os sintomas da andropausa masculina não são repentinos, porém eles começam a manifestar-se em alguns homens a partir dos 40 anos e, com o passar dos anos, vão se acumulando e provocando muitos impactos na qualidade de vida. 

A mudança de alguns hábitos pode ajudar no controle dos sintomas, tais como a prática de atividade física, evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, carboidratos refinados e açúcares, além de realizar o acompanhamento e check-up médico para cuidar preventivamente da saúde. 

Aromatase

A obesidade nos homens tem uma relação muito próxima com a deficiência hormonal, já que tanto a obesidade subcutânea quanto a obesidade visceral são responsáveis pela produção de uma enzima chamada aromatase.

No corpo masculino, a aromatase transforma a testosterona em estradiol, um hormônio feminino, que em doses descontroladas podem gerar problemas como o crescimento das mamas, por exemplo. 

Quando é necessário fazer a reposição hormonal masculina?

A reposição deverá ser feita sempre com a indicação de um médico endocrinologista a fim de restaurar a deficiência hormonal masculina. Com a indicação do especialista, alguns hormônios poderão ser prescritos e com isso melhorar a qualidade de vida e ajudar na diminuição dos sintomas. 

Reposição hormonal masculina efeitos colaterais

A testosterona é um hormônio muito buscado por homens e mulheres. Isso porque sua presença no corpo é fundamental para o ganho de massa muscular. Com a busca por um corpo com músculos, algumas pessoas têm usado indevidamente o hormônio que pode provocar diversos riscos à saúde, entre eles hipertensão arterial, AVC, infarto do miocárdio, elevação nos níveis de colesterol e embolia pulmonar. Por isso, se faz tão necessário o acompanhamento médico para a adequada indicação e a dosagem apropriada da reposição hormonal.

Alimentação e testosterona 

O bom funcionamento dos hormônios masculinos é essencial para ter mais disposição durante o dia, na prática de exercícios físicos e na melhora do humor. 

Um estilo de vida saudável, com boas noites de sono e a inserção de alimentos como o amendoim, maca peruana, ostras, pimenta malagueta e o chocolate 70% ajudam a manter os níveis hormonais adequados e até aumentá-los de forma natural, já que esses alimentos são ricos em substâncias como zinco e vitamina D. 

Sono e testosterona 

O sono muitas vezes é negligenciado, mas tem diversos impactos nos sintomas físicos e cognitivos dos pacientes que sofrem com problemas hormonais.

Um estudo publicado pelo ​​Journal of the American Medical Association (JAMA) demonstrou que jovens que dormiam menos de cinco horas por dia tinham drásticas interferências na testosterona e consequências como problemas de concentração, falta de disposição e cansaço. De acordo com especialistas, um sono restaurador pode variar de pessoa para pessoa, pois cada um tem necessidades específicas. No entanto, recomenda-se no mínimo de 7 a 8 horas de sono por noite para os benefícios à saúde do organismo.