Tipos de pisadas: quais são as mais comuns

As pessoas possuem um jeito único de pisar e isso ocorre devido às características anatômicas e flexibilidade dos pés. Os tipos de pisadas podem influenciar na maneira como você faz exercícios ou até provocar lesões, dependendo de cada caso. 

Tipos de pisada e tênis adequado

Conhecer sua pisada é fundamental para a prática de exercícios físicos e evitar contusões. A Infinity Doctors explicará a seguir os tipos mais comuns de pisadas e o calçado mais adequado para cada uma.

Pisada pronada – Sobrecarga da parte interna dos pés e o dedão é utilizado para ganhar impulso. Dores na canela, joanetes, fascite plantar ou aponeurose plantar e esporão do calcâneo são muito comuns nesse tipo de pisada.

Pisada supinada – Aqui a parte externa do calcanhar dá impulso no equilíbrio dos pés, o que ocasiona maior impacto na parte inferior da perna. As dores mais frequentes nesta forma de pisar são a fascite plantar, distensão no tornozelo e dores nas canelas. 

Pisada neutra – O lado externo do calcanhar é direcionado lentamente em direção ao dedão, sem pressionar o calcanhar ou o dedão. Nesse sentido, é a forma que menos sofre com lesões nos pés, justamente por ter equilíbrio nas articulações e não forçar nenhuma parte dos pés. Apesar de incomum, pessoas com pisada neutra também sofrem lesões. Dessa forma, é fundamental escolher o calçado ideal e realizar o aquecimento antes de iniciar as atividades físicas.

A escolha do seu calçado precisa seguir algumas orientações para evitar possíveis desconfortos:

  • Experimente seu calçado antes de comprá-lo, é importante entender qual é o seu tipo de pisada e qual o acessório ideal para o seu caso;
  • Escolha o calçado ideal para o exercício e ambiente;
  • Por último, escolha o tipo de material que mais se adapta com seu objetivo e fique atento à qualidade da matéria-prima utilizada. 

Quem tem pisada pronada pode correr?

Ao escolher seu tipo de atividade física, algumas dúvidas irão surgir. Uma delas é se a sua forma de pisar prejudica a execução do exercício e se ela provoca lesões.

A corrida pode sobrecarregar os pés e outras regiões do corpo, pois na pisada pronada, os pés fazem uma força maior para a parte interna dos pés, provocando frequentemente desconfortos como dores nas canelas. Portanto, o exercício não é o mais indicado para corredores.

Como melhorar a pisada torta? 

A princípio, para melhorar o problema, é essencial avaliar seu tipo de pisada. Com o diagnóstico, o alinhamento dos pés poderá ser feito por meio do uso de palmilhas e uso de calçados feitos sob medida, por exemplo.

Como saber o tipo de pisada que eu tenho?

A identificação é feita através do teste da pisada encontrado em clínicas de fisioterapia.

O que é baropodometria?

O exame baropodometria ou teste da pisada consegue avaliar as lesões. Fisioterapeutas e ortopedista são os profissionais responsáveis pelo diagnóstico. A baropodometria poderá ser feita por meio da análise estática ou análise dinâmica do paciente.

Análise estática – avalia o paciente parado em cima da plataforma e observa a pressão exercida na superfície do pé, assim como onde ocorre o centro da pressão. 

Análise dinâmica – avaliação feita com o paciente caminhando na plataforma. Em seguida, será feito o diagnóstico do tipo de pisada que pode ser pronada, supinada ou neutra. 

Ou seja, a baropodometria é uma aliada na avaliação de pacientes que possuem qualquer tipo de sintoma ou que desejam apenas conhecer seu tipo de pisada.

O que causa a dor no calcanhar?

Como seus pés tocam o chão pode influenciar no surgimento de lesões e dores, a mais frequente entre elas é a dor no calcanhar causada pela fascite plantar.

Segundo dados da pesquisa “Talalgias: fascite plantar” de Ricardo Cardenuto Ferreira, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo, a inflamação atinge homens na faixa etária de 40 a 70 anos e atletas praticantes de corrida, sendo um dos problemas ortopédicos mais comuns.

Qual é a causa da fascite plantar?

A fáscia plantar é a região que reveste a musculatura da planta da sola dos pés e se estende do osso do calcanhar até a base dos dedos do pé. A Inflamação da fáscia plantar tem diversas origens, entre elas o sobrepeso, atividades que provoquem alto impacto nos pés, calçados desconfortáveis, ficar muito tempo em pé ou doenças inflamatórias sistêmicas. 

Como é a dor da fascite plantar?

A dor é descrita por alguns pacientes como uma “pontada” e em alguns casos pode ocorrer o inchaço nos pés e tornozelo. O médico ortopedista solicitará exames de imagem como radiografia e ressonância magnética visando confirmar a inflamação e descartar outros problemas. 

Alguns dos tratamentos indicados são a fisioterapia, calçados ortopédicos, exercícios de alongamento, medicamentos e até cirurgia, em casos mais raros. 

Portanto, agora que você já sabe alguns dos sintomas mais frequentes de fascite plantar e até dos tipos de pisadas, não deixe de procurar um especialista ao sinal de qualquer dor persistente.