Doença de Crohn X Síndrome do Intestino Irritável

A doença de Crohn e a Síndrome do Intestino Irritável são condições médicas de origem gastrointestinal que causam intenso desconforto e afetam a qualidade de vida. Por essa razão, é fundamental conhecer os sintomas, causas e buscar o tratamento com um profissional de saúde. 

O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma condição crônica e inflamatória que atinge o trato gastrointestinal. O trato gastrointestinal ou canal alimentar é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. 

A inflamação causada pela doença de Crohn é capaz de atingir qualquer dessas regiões. No entanto, é comum diagnosticá-la na parte inferior do intestino delgado (íleo) ou no intestino grosso (cólon). 

A doença de Crohn é uma doença autoimune e sem cura onde sistema imunológico ataca as células saudáveis do sistema digestivo ocasionando a inflamação. 

Sintomas

Os sintomas da doença de Crohn podem ser manifestar de forma intensa ou mais leve sendo os mais frequentes: 

  • Dores abdominais: dores frequentes na região inferior direita do abdômen.
  • Diarreia: a diarreia costuma ser um sintoma recorrente.
  • Emagrecimento: a perda de peso ocorre devido a má absorção de vitaminas e nutrientes.
  • Cansaço: fadiga e cansaço frequente também são consequências da inflamação e dificuldade na absorção de nutrientes.
  • Febre: em alguns casos, é possível sentir febre quando a inflamação está aguda.
  • Úlceras na boca: são menos frequentes, mas podem aparecer.
  • Sangramento retal: o sintoma acontece em casos mais graves da doença.

Causas

De acordo com a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, as causas da doença de Crohn ainda são desconhecidas. Embora estudos científicos indiquem a forte  influência de fatores como a genética, o ambiente e aspectos imunológicos no desenvolvimento da doença. 

Diagnóstico 

O diagnóstico da doença de Crohn inclui a avaliação clínica, no qual o paciente indicará os sintomas e a recorrência em que eles aparecem. Além da solicitação de exames de sangue, exames de fezes, exames de imagem, biópsia e, em alguns casos, a cápsula endoscópica.

Tratamento 

O tratamento da doença de Crohn visa controlar a inflamação, aliviar os sintomas e prevenir a recorrência dos sintomas.

Entre os tratamentos mais comumente utilizados estão medicamentos, tais como anti-inflamatórios, imunossupressores, agentes biológicos, modificadores de resposta imunológica e antibióticos.

Recomendações nutricionais também são essenciais, já que a perda de nutrientes é comum nesse tipo de inflamação crônica. 

Em alguns casos, a cirurgia é indicada para o tratamento de casos que envolvam complicações, como a obstrução intestinal, fístulas ou abscessos, sendo o tratamento  capaz de melhorar a qualidade de vida do paciente, ainda que a doença não tenha cura. 

É fundamental, ainda, realizar a gestão do estresse, que pode agravar os sintomas da doença, além do acompanhamento de um gastroenterologista para monitorar o progresso do tratamento. 

Portanto, além de considerar aspectos como alimentação, medicamentos e gestão do estresse, é importante destacar que o tratamento é individualizado, levando em conta a gravidade da doença e as necessidades individuais de cada paciente.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável (SII)?

A Síndrome do Intestino Irritável, também comumente conhecida como cólon irritável ou colite nervosa, afeta principalmente o intestino grosso (cólon).Essa condição gastrointestinal provoca diversos sintomas que atingem o funcionamento do intestino e causam desconforto. 

Sintomas

Os sintomas mais frequentemente associados à Síndrome do Intestino Irritável incluem principalmente:

  • Dores abdominais: dores que se assemelham a cólicas com pontadas no abdômen inferior e podem variar em intensidade. 
  • Mudanças nos hábitos intestinais: diarreia, prisão de ventre ou ainda a alternância desses sintomas é muito frequente.
  • Gases e inchaço abdominal: o aumento de gases e inchaço no abdômen é uma das preocupações frequentes dessa condição médica.
  • Mucosa nas fezes: alguns pacientes relatam a presença de muco nas fezes. O muco é uma substância produzida normalmente pelo intestino e ajuda na passagem das fezes. No entanto, quando há um aumento ou ele se torna muito visível é um sinal de alerta.
  • Esvaziamento incompleto: sensação de que foi ao banheiro e não conseguiu esvaziar o estômago completamente.

Causas

As causas da doença ainda não são totalmente compreendidas, mas a combinação de fatores como sensibilidade no intestino, distúrbios de motilidade intestinal, desequilíbrio da microbiota intestinal e fatores psicossociais podem contribuir para o surgimento da Síndrome do Intestino Irritável.

Tratamento 

O tratamento da síndrome do intestino irritável tem como objetivo controlar os sintomas, incluindo mudanças na alimentação, tratamento medicamentoso, terapia psicológica e a busca de um estilo de vida saudável.

Um médico especialista em sintomas gastrointestinais poderá solicitar exames como endoscopia, colonoscopia, exames de sangue e fezes, além de exames de imagem, para avaliar as opções de tratamento. 

Em alguns casos, o acompanhamento médico contínuo é necessário para garantir que o paciente está progredindo no tratamento e apresentando a melhora dos sintomas.

Ao sinal de qualquer um dos sintomas mencionados, busque ajuda profissional para adaptações na alimentação, medicamentos, procedimentos ou até a indicação cirúrgica, caso seja necessário.